Manaus 30º • Nublado
Quinta, 01 Dezembro 2022

Crédito para pequeno porte

Todo início de uma empresa é árduo e penoso, principalmente para empresas que não direcionam esforços para o marketing, acham que abrir as portas ou montar seu e-commerce vão surgir diversos clientes sedentos pelo produto ou serviço. Em meu primeiro artigo nesta coluna, eu falo justamente da importância do olhar pelo marketing se deseja prosperar, vender mais, ter uma empresa duradoura etc. Confira aqui o artigo (CLICANDO AQUI).

Mesmo que não exista um setor, uma profissional, uma agência cuidando do marketing da sua empresa, eu tenho contribuído com dicas em diversos pontos da empresa, para que você sozinho(a) possa corrigir gradativamente, analisando pontos chaves para a duração da empresa no mercado e até mesmo o realinhamento das expectativas e objetivos da empresa, por exemplo em meu último artigo sobre Satisfação do Cliente.

No artigo, eu tento te fazer enxergar como é importante a pesquisa de satisfação com o cliente, entendendo o ponto de vista dele e corrigindo o que for necessário. Sugeri algumas formas de fazer essa pesquisa e meios de analisar e tomar decisões, confira o artigo CLICANDO AQUI.

Foto: Divulgação

Continuando minha saga em ajudar empresas com o marketing, um ponto crucial para os primeiros meses e quiçá, anos da empresa, é o investimento inicial. Startar uma empresa exige o custeio de muitas despesas, no decorrer do faturamento mensal e se tiver com um ponto de equilíbrio ou até mesmo lucro, essas despesas são amenizadas.

Em uma analogia a um carro que ficou sem combustível e você precisa empurrá-lo, concorda que tirar o carro da inércia é mais custoso que mantê-lo em movimento? O esforço inicial já foi feito, agora empurrar o carro fica mais fácil já que a física ajuda, as rodas, o relevo etc.

Então, antes de ir atrás de crédito para custear este início da empresa, alguns pontos precisam estar ˜ok˜ dentro da empresa, como por exemplo dos controles ou projeções financeiras, apuração de resultados e fluxo de caixa, plano de negócio ou até mesmo o canvas.

A documentação da empresa é a garantia que a empresa que esteja creditando confiança no seu negócio ou na sua ideia, sem o mínimo de organização, previsão, dificilmente você obterá sucesso. Claro que a documentação exigida muda de acordo com o objetivo do empréstimo, do projeto, da sua empresa, de diversos fatores, geralmente existem condições pré definidas para uso do recurso e punições por descumprimentos.
Algumas linhas que podemos citar para isso são:

Governos

O Proampe oferece aos empreendimento informais e de pequeno porte (MEI`s e microempresas) empréstimos com valores de até R$ 30 mil reais, com juros e uma taxa anual máxima igual à taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), acrescida de 1,25% sobre o valor concedido.

Bancos públicos e privados

Banco do Povo - Capital de Giro

Crédito de até R$ 30 mil, até 36 meses para pagar, prestações fixas, não possuir restrições nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e SERASA), pagando até a data do vencimento você terá bônus de inadimplência.

Investidores Anjo

Antes de iniciar a busca de investidores, deve-se conhecer bem o mercado de atuação, visitar clientes potenciais, conversar com pessoas que já atuam no mercado e levantar informações sobre concorrentes. Ao mesmo tempo, é importante demonstrar sua capacidade de execução, tendo tração ou no mínimo com a elaboração da prova de conceito ou MVP do seu produto.

Cooperativas

Financie compra de insumos para a atividade do empreendimento, investimento fixo para reformas ou ampliações de benfeitorias e instalações permanentes, aquisição e recuperação de máquinas e equipamentos novos ou usados destinados ao empreendimento.

Veja como temos diversas formas de conseguir crédito para startarmos nossa ideia ou empresa, reformar, ampliar, comprar insumos, equipamentos novos ou usados etc. Não temos desculpas para não iniciarmos ou deixar de crescer. Alguns casos que retirei do site do programa por exemplo, sempre mostram as taxas e juros, atente-se em bater com seu caixa e se você conseguirá pagar sem problemas.

Crédito para CNPJ sempre possui uma taxa de juros muito atrativa, existe um interesse genuíno do governo em desenvolver os pequenos negócios, é do interesse real que você desenvolva e cresça, aproveite mas não se esqueça que o mercado não espera. 

Sobre o autor

Aldo Melo é mercadólogo, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, MBA Executivo em Administração e Negócios, Especialista em Neuromarketing e Fundador da Agência Conectar - Comunicação e Marketing.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Veja mais notícias sobre O mercado não espera!.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 01 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/