Secretaria de Saúde do Pará confirma o quinto infectado pelo covid-19; primeiro caso no interior

Paciente é uma mulher de 29 anos que esteve em São Paulo. Ela é de Marabá.

Na manhã desta segunda-feira (23), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou o quinto caso de Covid-19 no Pará. A paciente é uma mulher de 29 anos, do município de Marabá. Ela esteve em São Paulo e retornou ao Estado no dia 16 de março. No momento, ela segue em isolamento domiciliar e seu quadro de saúde é estável. Com isso, o Pará segue com registros de casos importados de outros estados.

Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho, todos os demais pacientes confirmados continuam em isolamento domiciliar, apresentando condições estáveis de saúde. 

O Laboratório Central do Estado do Pará e o Instituto Evandro Chagas são responsáveis pela realização dos testes no Estado. (Foto:Marcos Santos/Agência Pará)

Em coletiva realizada neste domingo (22), o governador reforçou que já está em vigor a proibição de circulação de transporte coletivo interestadual (rodoviário e fluvial) no Pará. Destacou que bares, restaurantes e casas noturnas continuam proibidos de funcionar. E o governo, por meio das forças de segurança, está pedindo à população que fique em casa ajudando a conter a disseminação do novo Coronavírus.

Agilidade nos exames

O Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) será o único a receber, do Ministério da Saúde, novos equipamentos para aumentar a capacidade de análises laboratoriais do novo Coronavírus, reforçando o atendimento à demanda.

Por enquanto, o Lacen e o Instituto Evandro Chagas (IEC) são responsáveis pela realização dos testes no Estado. Contudo, o IEC atende ainda mais 15 estados brasileiros. Para agilizar esses procedimentos, o Governo do Pará está buscando novas alternativas, como a retirada automatizada da molécula de RNA das amostras coletadas, o que torna possível a realização de 36 exames simultaneamente. 


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade