Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Você sabe quais aves representam os Estados da Amazônia Legal?

Um dos vínculos mais antigos é a relação filosofal e afetuosa entre os seres humanos e as aves. Incontáveis vezes, as aves servem como mensageiras do nível de qualidade ambiental, além de serem vistas como um dos símbolos de beleza e liberdade. E tudo isso pode ser confirmado por meio da observação dos pássaros, prática comumente conhecida pelo nome em inglês, birdwatching.

você sabia que cada Estado brasileiro possui uma ave símbolo? Isso enfatiza a importância que esses animais possuem.

Portal Amazônia conversou sobre o assunto com o biólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Reynier Omena, especialista em fauna silvestre e turismo ornitológico.

Foto: Reprodução/ Kanha Resort

Segundo o Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico, em 2021 o Brasil registrou cerca de 1.971 espécies de aves. Quando se trata de equilíbrio ecológico, pode-se citar as aves como animais com papel fundamental para a polinização, controle de pragas e dispersão de sementes, realizando a manutenção e preservação ambiental.

Além dos benefícios para o meio ambiente, o equilíbrio ecológico também existe entre os seres humanos e as aves, como foi revelado em um estudo divulgado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra. A pesquisa apontou que pessoas que moram em lugares arborizados e com mais aves são menos propensas à depressão, ansiedade e estresse.

Conforme outra pesquisa publicada pela Revista Nacional de Ecoturismo, o birdwatching também beneficia o turismo ecológico, no qual comunidades locais oferecem serviços de condução nas trilhas, gastronomia, venda de artesanato e passeios de canoa, atraindo turistas de diversas regiões, gerando renda e sustentabilidade local. 

"O Brasil mudou muito nos últimos anos e, hoje, temos um grande número de pessoas que rotineiramente procura o campo e ambientes naturais, para observar aves, fotografar e até fazer registros em vídeos. Existem os clubes de observadores de aves, associações formadas por voluntários que regularmente promovem palestras e passeios a campo para observar aves no Brasil, além de organizarem eventos nacionais como o Avistar Brasil e muitos outros internacionais, inclusive, eventos que congregam operadores de turismo especializado na observação de aves, guias e profissionais da área",

acrescentou o especialista em turismo ornitológico.

Com base em informações disponibilizadas pela plataforma Ornithos, conhecida como uma das principais fontes sobre birdwatching, o Portal Amazônia procurou quais aves representam os nove Estados da Amazônia Legal. Confira: 

Arara-vermelha (Acre)

A arara-vermelha (Ara chloropterus) representa o Estado do Acre. Medindo cerca de 90 centímetros, a sua coloração é o principal diferencial. Com várias tonalidades de vermelho, verde e asas com extremos azuis, a ave encanta todos que a observam. A arara costuma se alimentar do fruto buriti e coquinhos.

Foto: Reprodução/ Pássaros Exóticos

Uirapuru (Amazonas)

Pássaro tipicamente encontrado em toda região amazônica, o uirapuru (Cyphorhinus aradus) se tornou símbolo do Amazonas. O seu nome se originou da língua tupi e inspirou diversas lendas. Uma delas inspirou a obra 'Uirapuru' de Villa Lobos, poema que conta sobre uma moça que flecha o pássaro no coração e o torna um rapaz.

O uirapuru possui uma coloração vermelho escuro e marrom, as suas pernas costumam ser compridas e os seus pés são grandes, possibilitando seus movimentos ágeis. Sua média de altura é em torno de 12 centímetros e sua alimentação é rica em frutas e pequenos insetos.

Foto: Reprodução/ Blog da Cobasi

Galo-da-Serra (Roraima)

Considerada o símbolo de Roraima, o galo-da-serra (Rupicola rupicola), possui uma coloração alaranjada e mede cerca de 28 centímetros. Recebeu esse nome devido a sua crista que cobre toda sua cabeça. A ave é tão admirada que serviu de inspiração para uma famosa toada do Boi Garantido, no Amazonas, lançada em 2006. A canção cita os galos-da-serra como pássaros que oferecem frutos aos guerreiros indígenas.

Foto: Reprodução/Jorge Macêdo

Pavãozinho-do-Pará (Pará)

Representando o Pará, o pavãozinho (Eurypyga helias) mede cerca de 45 centímetros de comprimento e vive próximo a beiras de rio e igarapés. Quando suas asas estão abertas lembram um pavão, sua coloração também é marcante que varia entre cinza, preto e listras brancas. O seu pescoço fino também chama atenção.

Foto: Reprodução/ Pinterest

Tachã (Mato Grosso)

O pássaro que simboliza o Mato Grosso é o tachã (Chauna torquata), sua altura média é 80 centímetros e a ave possui uma coloração pardo-acinzentada escura, com manchas brancas. O seu pescoço possui uma gola branca e preta. O tachã possui corpo, pernas e pés grandes em relação à cabeça. Recebeu esse nome porque emite um som grave que lembra 'tachã'.  

Foto: Reprodução/ UFRGS

Jacamim-das-costas-verdes (Rondônia)

Simbolizando Rondônia, o jacamim-das-costas-verdes (Psophia viridis), recebeu esse nome que se originou do tupi que significa 'o que tem cabeça pequena'. Ele mede cerca de 49 centímetros de comprimento e possui uma coloração esverdeada.

Foto: Reprodução/ Ebird

Flamingo (Amapá)

Simbolizando o Estado do Amapá, o flamingo (Phoenicopterus ruber) é uma das aves mais famosas, isso em decorrência da sua cor rosa e sua altura. Medindo entre 102 e 122 centímetros de comprimento, o flamingo possui pernas e pescoço longos e seus pés são vermelhos. A ave tem o hábito de se reproduzir no Amapá.

Foto: Reprodução/ Wiki Aves

Sabiá-da-praia (Maranhão)

O pássaro que representa o Maranhão é o Sabiá-da-praia (Mimus gilvus). Medindo entre 26 centímetros de comprimento, possui uma coloração que varia em tons brancos e acinzentados. Seus olhos são alaranjados e geralmente são encontrados em áreas arenosas.  

Foto: Reprodução/ FEOMG

Cigana (Tocantins)

Representando o Tocantins, existe a ave cigana (Opisthocomus hoazin). Sua coloração varia entre tons de marrom, castanho e branco e mede cerca de 62 centímetros de comprimento. Ela é considerada mística e intriga até mesmo cientistas.

Foto: Ciro Albano
E você, já parou para observar as aves que simbolizam sua cidade?

Veja mais notícias sobre AmazôniaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/