Projeto Gari evidencia protagonismo das comunidades tradicionais do Amazonas

A sigla ‘Gari’ veio da junção das palavras ‘Grupo de Amigos Representando Ideias’. O projeto foi idealizado pelo amazonense Adriano Rodrigues.

A educação é primordial para que jovens e adultos cresçam responsáveis por seus deveres, principalmente, quando se trata do cuidado ao meio ambienteEsse é um dos principais objetivos do Grupo de Amigos Representando Ideias, também conhecido como Projeto Gari


O Portal Amazônia conversou com o líder do projeto, Adriano Rodrigues, que explicou quais ações já foram realizadas durante os últimos anos.
Foto: Divulgação/Projeto Gari

De acordo com Rodrigues, o Projeto Gari foi criado a partir da necessidade de integrar educação e arte em exercícios práticos que permitam aguçar a mente, além de explorar a criatividade e gerar novas experiências aos jovens. “A ideia do projeto surgiu em 2018, após um pequeno trabalho realizado com comunidades ribeirinhas do Amazonas. Queria evidenciar o protagonismo jovem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista”, explicou.

Mas essa não foi a primeira vez que Rodrigues se envolveu com um projeto educacional. Em 2013, ele fundou o Grupo Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). “Após eu sair do grupo, eu queria prestar um tipo de homenagem ao trabalho desenvolvido, ainda mais com a quantidade de amigos que eu fiz lá. Diante disso, pensei na sigla que forma a palavra ‘gari'”, contou ao Portal Amazônia.

Foto: Reprodução/Projeto Gari

Segundo Rodrigues, o principal objetivo do projeto é atingir o público indígena e tradicional que nunca foi contemplado por projetos culturais. “Queremos trazer a valorização da nossa identidade e cultura através da arte. Fico feliz em colaborar com o crescimento dessas pessoas”, destacou.

De meio ambiente, Rodrigues entende. Ele já atuou em lugares como a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e foi contemplado no edital da MRV para desenvolver o ‘Gari’. Atualmente, ele é o responsável pela pasta de resíduos sólidos no Estado, porém afirmou que vai se desligar para se dedicar aos projetos sociais.

Comemoração

Visando o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto Gari realiza até o dia 4 de junho, a Semana do Meio Ambiente, que tem como tema ‘Cuide Bem do Seu Jardim’. 

O objetivo do evento é proporcionar aos ribeirinhos de seus comunidades uma gama de atividades que vão desde plantio de mudas até uma sessão de cinema ambiental.


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade