Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Projeto Gari evidencia protagonismo das comunidades tradicionais do Amazonas

A educação é primordial para que jovens e adultos cresçam responsáveis por seus deveres, principalmente, quando se trata do cuidado ao meio ambienteEsse é um dos principais objetivos do Grupo de Amigos Representando Ideias, também conhecido como Projeto Gari

O Portal Amazônia conversou com o líder do projeto, Adriano Rodrigues, que explicou quais ações já foram realizadas durante os últimos anos.
Foto: Divulgação/Projeto Gari

De acordo com Rodrigues, o Projeto Gari foi criado a partir da necessidade de integrar educação e arte em exercícios práticos que permitam aguçar a mente, além de explorar a criatividade e gerar novas experiências aos jovens. "A ideia do projeto surgiu em 2018, após um pequeno trabalho realizado com comunidades ribeirinhas do Amazonas. Queria evidenciar o protagonismo jovem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista", explicou.

Mas essa não foi a primeira vez que Rodrigues se envolveu com um projeto educacional. Em 2013, ele fundou o Grupo Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). "Após eu sair do grupo, eu queria prestar um tipo de homenagem ao trabalho desenvolvido, ainda mais com a quantidade de amigos que eu fiz lá. Diante disso, pensei na sigla que forma a palavra 'gari'", contou ao Portal Amazônia.

Foto: Reprodução/Projeto Gari

Segundo Rodrigues, o principal objetivo do projeto é atingir o público indígena e tradicional que nunca foi contemplado por projetos culturais. "Queremos trazer a valorização da nossa identidade e cultura através da arte. Fico feliz em colaborar com o crescimento dessas pessoas", destacou.

De meio ambiente, Rodrigues entende. Ele já atuou em lugares como a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e foi contemplado no edital da MRV para desenvolver o 'Gari'. Atualmente, ele é o responsável pela pasta de resíduos sólidos no Estado, porém afirmou que vai se desligar para se dedicar aos projetos sociais.

Comemoração

Visando o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto Gari realiza até o dia 4 de junho, a Semana do Meio Ambiente, que tem como tema 'Cuide Bem do Seu Jardim'. 

O objetivo do evento é proporcionar aos ribeirinhos de seus comunidades uma gama de atividades que vão desde plantio de mudas até uma sessão de cinema ambiental.


Veja mais notícias sobre AmazôniaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/