Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Entenda o que causou o deslizamento de terra em Beruri, no Amazonas

Enquanto a região amazônica luta contra uma seca severa, o município de Beruri (distante a 173 quilômetros de Manaus), no Amazonas, sofre com uma tragédia sem precedentes. 

No início da noite do último sábado (30), os moradores da Vila Arumã foram surpreendidos com uma grande erosão que dragou ruas, casas, escolas e igrejas.

Foto: Divulgação

De acordo com informações do governador do Estado, Wilson Lima, equipes foram acionadas para prestar assistência às famílias que vivem no local. Uma pessoa morreu, quatro estão desaparecidas e outras dez feridas. Cerca de 200 moradores da comunidade permanecem desabrigados.

No início da manhã de domingo (1°), a gestão estadual destacou que agentes da Polícia Militar e da Defesa Civil do Amazonas iniciaram o atendimento da população. As atividades de socorro contam com reforço de equipes do Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal e Fundação de Vigilância de Saúde, além de servidores das secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania. Cestas básicas foram distribuídas para as famílias afetadas pela tragédia.

"Minha solidariedade e orações às famílias atingidas", escreveu Wilson Lima em sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Foto: Prefeitura de Beruri
Foto: Francimar Lima

Causa 

O deslizamento aconteceu devido a um famoso fenômeno que acontece nos rios da Amazônia: terras caídas. Esse termo é utilizado pelas populações ribeirinhas da região amazônica para designar o processo natural de erosão fluvial. 

Esse fenômeno é o principal responsável pelas transformações na paisagem ribeirinha e por causar diversos danos socioambientais. O Portal Amazônia já fez uma matéria especial sobre o tema: 

Doação 

Cerca de 200 pessoas ficaram desabrigadas e uma morte foi registrada. Um pólo de telessaúde apoiado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) foi destruído e, em nota, a instituição afirmou que também se solidariza com os moradores da vila e está mobilizando contribuições financeiras e doações de alimentos, roupas, materiais de higiene e de construção para a comunidade.

As doações podem ser entregues na portaria da sede da FAS, na Rua Álvaro Braga, n° 351, bairro Parque 10. Os valores em dinheiro devem ser enviados para a chave PIX 002444472-33, de Kely Regina Soares, moradora e liderança comunitária do Arumã.

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/