Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Com presença de isolados, Terra Indígena Pirititi tem quase metade do território ameaçado pela grilagem

Por meio da análise de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o monitoramento do Boletim Sirad-Isolados fez um diagnóstico do comportamento de grileiros em territórios com a presença de povos isolados ao longo do mês de fevereiro. Foi constatado que as terras com presença de povos isolados — Pirititi, Tanaru e Piripkura — estão entre as mais ameaçadas, de acordo com as sobreposições de registros do CAR.

A TI Pirititi apresenta quase metade do território (47,8%) ameaçado por grileiros, enquanto Tanaru tem 38,8% e a Piripkura, 21,4%. O boletim concluiu que as terras que mais possuem CAR ilegais incidentes em seu território são as que têm portarias de restrição de uso. No caso de Pirititi e Piripkura, as portarias vencem em 2021.

Foto: Felipe Werneck/Ibama

O CAR é um documento autodeclaratório, sem validade fundiária. Segundo o Código Florestal de 2012, o cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais no país, mas seu uso é explicitamente proibido na regularização de posses ou propriedades.

Ainda segundo o boletim de fevereiro, o aumento da grilagem e do desmatamento também está relacionado ao Projeto de Lei 2.633/2020, que deve ser colocado em pauta em breve na Câmara dos Deputados. 

O PL é baseado na Medida Provisória 910/2019, conhecida como MP da Grilagem, que perdeu a validade em maio de 2020. O projeto flexibiliza medidas de regularização fundiária e visa regulamentar dispositivos que estimulem a ocupação de terras públicas e seu consequente desmatamento. Por permitir a legalização de áreas ocupadas irregularmente, o PL exerce pressão sobre comunidades tradicionais e territórios indígenas não homologados.

Segundo o boletim, a maior parte dos registros do CAR ativos não foi analisada pelo órgão competente. A prática é inconstitucional e fere o artigo 231 da Constituição, que declara as terras indígenas como sendo de usufruto exclusivo dos indígenas. Portanto, o processo de registro do CAR sobreposto às terras indígenas promove insegurança jurídica e favorece a grilagem, ou o roubo desses territórios.

Sirad-Isolados

Fevereiro de 2021 registrou uma queda no número de alertas de desmatamento em áreas com presença de povos indígenas isolados desde o início do monitoramento, com um total de 65,5 hectares destruídos. A redução está ligada ao período chuvoso, que dificulta a atividade madeireira. Ainda assim, o monitoramento tem registrado a presença flagrante de invasões e atividades ilegais, identificadas através do registro contínuo de novas áreas de derrubada de floresta.

A Terra Indígena Araribóia teve 19 hectares desmatados. Desde outubro de 2020 já foram identificados 242 hectares de desmatamento, apesar de se tratar de uma terra indígena declarada e homologada.

A Terra Indígena Piripkura segue sendo um dos territórios onde a situação é mais crítica. Em fevereiro, uma nova área de 31 hectares foi detectada com forte índice de degradação. No total, desde o início do monitoramento dos povos isolados, o Instituto Socioambiental (ISA) já registrou 1338 hectares desmatados ali. Na área identificada, se registrou a retirada da chamada floresta baixa, com a remoção de árvores menores e arbustos com motosserra. A próxima etapa é a queimada.

Já na Terra Indígena de Uru-Eu-Wau-Wau, foram identificados aproximadamente 7,65 hectares desmatados nos limites do território, sendo que 3,64 ha foram desmatados no interior da TI. A área total desmatada não está totalmente dentro do território, porém, a degradação dos limites da terra indígena já representa uma forte ameaça, pois elimina uma zona de proteção em torno do território.

Em Pirititi, durante o mês de abril do ano passado, o monitoramento identificou uma área desmatada de 29,5 hectares. Graças aos alertas repassados para a frente de proteção responsável, o desmatamento foi freado. Nesse mês de fevereiro, foram encontrados mais 2,5 hectares em novos desmatamentos. Novamente, a fiscalização feita pelos agentes indígenas atuou na paralisação do desmatamento.

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/