Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP) é válido para todos os municípios de Rondônia.
O cacau produzido em Rondônia recebeu, o selo de Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP). O registro foi publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
O selo de Indicação Geográfica é concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.
O pedido de reconhecimento do produto foi protocolado pela Associação dos Cacauicultores e Chocolateiros de Rondônia (Cacauron). O documento aponta que todos os municípios de Rondônia fazem parte da delimitação da área geográfica da Indicação Geográfica.
Robusta Amazônico
De acordo com os documentos apresentados pela Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon), o café robusta amazônico de Rondônia é comprometido com a produção sustentável.
As condições ambientais e climáticas da região rondoniense, somadas ao trabalho especializado no manejo do solo, proporcionam a alta qualidade do grão.
Tambaqui de Rondônia
De acordo com o Inpi, o tambaqui criado em Rondônia “possui atributos similares aos existentes em ambiente natural, sendo um produto de carne branca, com textura tenra, firme, macia e suculenta, de sabor marcante e peculiar”.