Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Setembro 2022

Amazonas é o Estado que mais desmatou no primeiro semestre de 2022, aponta Inpe

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas lidera o ranking de alerta de desmatamento na Amazônia Legal em 2022. Foram 401 km² de área sob alerta no território amazonense.

Somente no mês de junho foram 1.120 km² alertas em toda a Amazônia Legal, considerado o maior número em comparação aos registros para o mês.

É o terceiro ano consecutivo de recorde de área da floresta sob alerta de desmatamento, que já foram registrado em 2020 e 2021, com índices acima de mil quilômetros quadrados.

Foto: Daniel Beltrá / Greenpeace

O Amazonas superou o Pará pela primeira vez. De acordo com o Deter, como é chamado o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do Inpe, foram sinalizados 401 km² de área sob alerta de desmate no território amazonense, contra 381 km² no território do Pará.

Em terceiro lugar ficou Rondônia, com 139 km² de área sob alerta, e, em quarto, Mato Grosso, com 116 km². O Acre teve 70 km² sob alerta, o Maranhão, 10 km², o Tocantins, 2 km² e Roraima, 1 km². O Amapá não teve área sob alerta de desmatamento.

O Amazonas também lidera a lista de municípios com maior área de desmatamento no período. Apuí, no sul do Estado, concentra uma área de 103 km² de desmate. Em segundo lugar aparece Lábrea, com 90 km². Ainda na mesma lista aparecem as cidades de Novo Aripuanã (56 km²) e Manicoré (35 km²). 


Veja mais notícias sobre AmazôniaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/