Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Sistema de irrigação contribui para a produção de maracujá e mamão em Iranduba, no Amazonas

Agricultores familiares do município de Iranduba, no Amazonas, vem aplicando sistema de irrigação no cultivo de mamão e maracujá para alcançar o melhor desempenho em sua produção, na Fazenda Novo Tempo, situada no Ramal da Chiza. O trabalho desenvolvido pelos irmãos Adalberto Araújo e Francisco Rubens foi acompanhado pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges.

A propriedade possui 56 hectares e contém plantações de maracujá e mamão, além de dois tanques escavados para o cultivo de matrinxã e tambaqui. Os agricultores recebem assistência técnica das equipes da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Agropecuário Florestal do Sustentável, Idam de Iranduba.

Fotos: Isaac Maia/Sepror AM

A principal cultura da propriedade está sendo a produção de maracujá, que foi iniciada ano passado e conta atualmente com 50 mil pés de maracujá, sendo impulsionada com o sistema de irrigação que tem sido a alternativa para que culturas agrícolas daquela região continuem com o seu crescimento vegetativo e o aumento da produtividade, devido à crescente preocupação da escassez de alimentos e pelos efeitos climáticos. 

Fotos: Isaac Maia/Sepror AM

"Os agricultores começaram sua produção no meio do ano passado e já possuem cerca de 50 mil pés de maracujá, e a estimativa inicial é de colher 100 toneladas de maracujá, conseguindo abastecer a região de Iranduba e também a capital",

destacou o titular da Sepror, Daniel Borges.

Produção de Maracujá

Com a produção de maracujá, o Amazonas ocupa a décima segunda colocação no ranking dos estados produtores e o segundo da região norte, com participação de 32,98% da produção, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fotos: Isaac Maia/Sepror AM

Atualmente, a atividade é uma alternativa econômica para aproximadamente 3 mil agricultores familiares e produtores rurais, que recebem apoio do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), com acesso aos principais programas institucionais da agricultura familiar como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), Programa de Assistência Familiar (PAF), além de linhas de financiamento concedidas pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), dentre outros. 

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/