Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Plástico biodegradável à base de mandioca é produzido por estudantes em Itacoatiara, no Amazonas

Plástico biodegradável à base de mandioca é produzido por estudantes em Itacoatiara, no Amazonas

Estudantes da Escola Estadual Deputado João Valério, em Itacoatiara, no Amazonas, produziram um tipo de plástico biodegradável, tendo a mandioca como matéria-prima. A iniciativa alcançou quase 180 alunos do 1º ano do Ensino Médio que participaram da oficina de produção do plástico biodegradável. 

A coordenadora do projeto, professora Nelcilene Pontes, aplicou a metodologia ao ensinar química e, com isso, abordou questões ambientais e motivou os estudantes a buscarem ideias e iniciativas que possam contribuir para solucionar e atenuar problemas da sociedade. O projeto foi desenvolvido por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pelo Programa Ciência na Escola (PCE).

Foto: Érico Xavier/Fapeam

"Nesta oficina foi possível demonstrar a capacidade de produzir um biofilme que pode ser utilizado como alternativa ao plástico comum. Além disso, durante a atividade, foi possível comentar sobre a importância do uso e descarte consciente de materiais plásticos, a fim de contribuir com a preservação ambiental",

 destacou a professora.

Conforme a coordenadora, o produto não pôde ser aplicado, secundariamente, para o uso em diferentes finalidades, porém, os bons resultados alcançados indicaram que é possível obter um plástico biodegradável eficiente a partir da mandioca como matéria-prima.

O projeto batizado de 'Produção de plástico biodegradável a partir da mandioca como estratégia para o ensino de química' iniciou em junho e foi concluído em dezembro de 2022.

Foto: Nelcilene Pontes/Acervo pessoal

Programa Ciência na Escola

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus).

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Em 2023, o programa bateu recorde de inscrições com um total de 2.213 projetos submetidos por professores da educação básica da capital e de mais 43 municípios do Amazonas. Um crescimento de 22% em relação ao ano de 2022, que apresentou 1.811 propostas.

Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Humaitá, Coari, Borba, Iranduba, Barreirinha e Itapiranga são os municípios com maior quantidade de propostas submetidas, neste ano.

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/