Falta cultura do planejamento financeiro’, diz economista sobre cartão de crédito

MANAUS – O uso descontrolado do cartão de crédito pode comprometer a situação financeira de muitas pessoas. E isso se deve à falta de planejamento orçamentário das famílias brasileiras. Segundo o economista Mourão Júnior, do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), o cartão de crédito deveria ser usado apenas para “auxiliar” em situações de emergência.Durante entrevista à Amazonas FM (101,5), na manhã desta quinta-feira (4), o economista explicou que o uso consciente do crédito deve ser feito quando a renda do consumidor não permitir compras e/ou pagamentos à vista. Mourão também disse que os aposentados estão entre as pessoas mais endividadas.

“O descontrole começa pela falta de planejamento financeiro. Aquela coisa simples de sentar à mesa com papel e caneta, junto com a família, e colocar a renda e os gastos para um panorama das finanças… Há pessoas que possuem mais de um cartão de crédito, e gastam mais do que ganham. Isso é ajeitar a própria armadilha para cair no endividamento.”

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade