O município rondoniense foi responsável por 39,9% da produção de mel em Rondônia.
Uma sondagem da Pesquisa da Pecuária Municipal (PMM) foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados apontam para o crescimento da apicultura no município de Vilhena, que foi responsável por 39,9% da produção de mel em Rondônia.
A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) aponta que um dos incentivos à apicultura é o selo de certificação do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia (Prove), que regula a instalação de Unidade Familiar de Processamento Agroindustrial (UFPA), e Agroindústria Familiar de Processamento Artesanal (AFPA).
Os produtores que cumprirem os requisitos legais podem ter acesso a benefícios fiscais e ambientais para implementar seus pequenos negócios. Em Vilhena, por exemplo, segundo a Gerência de Agroindústria da Coordenação da Agricultura Familiar (Cafamiliar), dois produtores são certificados pelo Prove.
Leia também: Apicultor de Rondônia conquista internautas ao mostrar rotina de quem trabalha com abelhas; VÍDEO
No mês passado, a Coordenação da Agricultura Familiar deu apoio a produtores rurais interessados na implantação da cultura em Porto Velho. Um grupo de produtores de mel foi até o município de Novo Horizonte do Oeste em busca de conhecimento técnico. Hoje, a Seagri está produzindo as plantas necessárias para a criação de uma pequena agroindústria na Capital com os dados colhidos em Novo Horizonte.
Ainda incipiente, a cultura do mel em Porto Velho tem apresentado crescimento. A Associação de Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (Apama), já tem 48 sócios, embora haja 103 produtores, segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric).
De Vilhena, o apicultor Vergílio Romoacir Possebom Filho, cuja propriedade é certificada pelo selo Prove, comemora os resultados da pesquisa do IBGE. Ele é um dos maiores produtores daquele município e está há 15 anos no ramo.
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo lembrou que, o Governo de Rondônia também incentiva os pequenos produtores por meio de feiras realizadas no Palácio Rio Madeira – PRM, e na Rondônia Rural Show, onde há um pavilhão destinado apenas à agroindústria.