As abelhas são insetos voadores bastante conhecidos pelo seu papel de polinização das flores e produção de mel. Além do mel, que é utilizado muitas vezes como adoçante natural com o intuito de substituir o açúcar na alimentação, esses insetos produzem ceras, que são utilizadas para produção de velas. Além das ceras, também tem a produção de geleia, própolis e até mesmo o seu veneno são amplamente aproveitados como alimentos naturais ou para fins medicinais devido a suas propriedades preventivas e curativas.
A apicultura (criação de abelhas) na Amazônia é um setor que se desenvolve constantemente e o seu crescimento pode estar relacionado ao seu uso medicinal. O representante do apiário Recanto das Abelhas, Paulo Lopes afirma que atua com a produção aproximada de 5 mil colmeias na região. Cada colmeia tem entre 30 e 60 mil indivíduos.
Porém, nem todos os períodos são propícios para a apicultura. Paulo conta que a produção diminui no inverno, “Quando chega no inverno, a produção cai porque as abelhas não tem como se alimentar e passam a comer o próprio mel.”, relata.
Apesar disso, o mel da abelha é consumido durante todo o ano. O representante do apiário alega que as propriedades medicinais, como anti-inflamatórias fazem com que muitos busquem essa alternativa natural.
Conheça 8 propriedades do mel que ajudam positivamente no organismo:
1. Antioxidante
O mel tem diversos antioxidantes, incluindo compostos fenólicos, como os flavonoides. Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo dos danos celulares causados pelos radicais livres, que contribuem com o processo de envelhecimento e o surgimento de doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos
2. Pressão arterial
Devido a presença de antixoxidantes citada anteriormente, o mel mantém o equilíbrio da quantidade de água nas células e isso, compensa o excesso de sódio no organismo, com isso, o mel atua reduzindo a pressão sanguínea no organismo.
3. Colesterol
A ingestão do mel contribui para a redução do colesterol considerado “ruim” (LDL) e o aumento do colesterol “bom” (HDL). Isso porque o colesterol “bom” transporta a gordura para o fígado onde a mesma é metabolizada e são eliminadas do organismo.
4. Saúde gastrointestinal
Por ser um probiótico (bactérias benédicas que facilitam a digestão e absorção de nutrientes), o mel ajuda na digestão do organismo e pode ser usado para tratar de problemas digestivos, como diarreia e é eficaz no tratamento para as bactérias Helicobacter pylori, causadoras de úlceras gástricas.
5. Memória e ansiedade
Devido a todas suas propriedades, estudos recentes afirmam que o mel de abelha, utilizado como adoçante natural, pode ser bom para o controle da ansiedade. Além disso, auxilia na memória em mulheres que estão no período de menopausa.
6. Hemorroida
7. Dor na garganta
Além de antixoxidante, o mel de abelha possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes, que reduzem o sangramento e aliviam a dor e a coceira causadas pelas hemorroidas.
Uma das propriedades mais conhecidas é o auxílio do mel em dores de garganta e tosse. Isso porque o mel reduz a inflamação e inchaço da garganta e dos pulmões ao produzir mais saliva, sendo eficiente ainda na melhora do sono.
8. Obesidade
Pessoas que utilizam o mel como adoçante natural, substituindo o açúcar comum, tendem a apresentar menos problemas relacionados a diabetes, pressão arterial, auxiliando na manutenção do peso da pessoa.