Pesquisa nacional sobre microplásticos identifica poluição em praia do Amapá

A pesquisa é um dos maiores trabalhos já feitos sobre a poluição de microplásticos no país. Foto: Isadora Pereira/Rede Amazônica AP

Uma pesquisa nacional sobre microplásticos identificou poluição em praia do Amapá. Responsável pela pesquisa, o Projeto Micromar envolveu instituições do Brasil todo e analisou a presença de microplásticos em praias do país.

De mais de mil praias estudadas, em quase 70% foi observado esse tipo de poluição, entre elas, a localizada no estado do Amapá. A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) contribuiu diretamente para o andamentos das pesquisas no estado.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Pesquisa nacional sobre microplásticos identifica poluição em praia do Amapá
Projeto Micromar analisou a presença de microplásticos em praias do Brasil. Foto: Rafael Aleixo/g1 Amapá

Leia também: Microplásticos são encontrados na praia do Goiabal, no litoral do Amapá

A pesquisa

A pesquisa, liderada pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) é um dos maiores trabalhos já feitos sobre a poluição de microplásticos no país. Fizeram parte da análise 1024 praias, em 211 municípios de todos os 17 estados costeiros do Brasil. Coletando ao todo, 4134 amostras de areia, entre os anos de 2022 e 2023.

No Amapá, foram selecionados 40 pontos de amostragem ao longo da costa do estado, entre os municípios de Calçoene e Amapá. A Ueap, por meio do esforço da professora Dra. Neuciane Dias Barbosa ofereceu o suporte necessário para a realização dos trabalhos realizados no Amapá. 

Leia também: Encontro inédito de cooperação científica é realizado no Amapá com pesquisadores da Guiana Francesa

A pesquisa, liderada pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) é um dos maiores trabalhos já feitos sobre a poluição de microplásticos no país. Foto: Nataliel Rangel, Mickael-Marques e Thales-Lima

Leia também: Roteiro histórico: seis locais que ajudam a entender o passado do Amapá

Além de atuar na divulgação científica e elaboração dos artigos, livro e relatórios. Apesar de ser um dos estados com a menor incidência da poluição, segundo a docente do colegiado de Engenharia de Pesca, os resultados obtidos merecem atenção a temática no estado.

“As amostras foram coletadas pela equipe do IF Goiano, analisadas em laboratório, encontrando-se poluição plástica na única praia oceânica no estado. Esse resultado desperta um alerta quanto ao impacto do microplástico no Amapá”, disse a professora Neuciane.

O que são os Microplásticos?

Estudo analisou mais de mil praias brasileiras e revelou a presença de microplásticos em 70% delas, incluindo pontos da costa amapaense, acendendo um alerta para os impactos ambientais na região. Foto: Divulgação

Segundo a pesquisadora, os microplásticos são fragmentos do tamanho de um grão de arroz que podem afetar a biodiversidade, a segurança alimentar e a saúde humana. Nesse sentido, a principal preocupação para os seres humanos é a ingestão de peixes e frutos do mar contaminados. Por outro lado, para os banhistas, a presença de microplásticos não representa ainda um risco direto de intoxicação.

Durante a pesquisa, a equipe além de quantificar a presença dos microplásticos, também observou o Índice de Perigo do Polímero, que mede a toxicidade dos microplásticos encontrados, e o Índice de Risco Ecológico Potencial, que relaciona a quantidade desses poluidores com o perigo dos materiais.

*Com informação da Universidade do Estado do Amapá (Ueap)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade