Pará é o estado que mais desmatou em junho de 2016 na Amazônia Legal

Em junho de 2016 a Amazônia teve 972 quilômetros quadrados (km²) de floresta desmatados. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o dado representa um aumento de 97% em relação a 2015. Os Estados que mais desmataram foram o Pará (50%), Amazonas (27%) e Mato Grosso (12%). As informações são do Opens external link in new windowboletim do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Em junho deste ano, 51% do desmatamento aconteceu em áreas privadas e o restante foi registrado em Unidades de Conservação (25%), Assentamentos de Reforma Agrária (23%) e Terras Indígenas (1%).

No mês de junho de 2016, o SAD detectou 241 quilômetros quadrados de desmatamento nas Unidades de Conservação. No caso das Terras Indígenas, em junho de 2016 foram detectados 9 quilômetros quadrados de desmatamento. Em junho deste ano, os municípios mais desmatados foram: Altamira (Pará) e Apuí (Amazonas).

Amazônia Legal sofre com o desmatamento. Foto: Divulgação/Ibama

De acordo com a publicação, ao se considerar os onze primeiros meses do calendário atual de desmatamento (agosto de 2015 a junho de 2016), o Pará é o líder do ranking, com 32% do total desmatado no período. “Em seguida aparece Mato Grosso (28%) e Amazonas (22%). Em termos relativos, houve redução de 68% no Acre e 31% em Roraima”, informa. Em termos absolutos, o Pará acumula 966 quilômetros quadrados de desmatamento.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade