Portal Amazônia responde: o que é a COP 30?

COP 29/CMP 19/CMA 6 closing plenary. Foto: Vugar Ibadov

Considerado um dos principais eventos sobre meio ambiente e mudança climática a nível mundial, em 2025, a COP 30 será realizada em Belém, no Pará. 

Líderes dos 198 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) estarão presentes representando suas nações. Mas afinal, o que é a COP 30?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

O que é a COP?

A COP 30 é a 30ª edição da “Conference of the Parties”, que em português significa Conferência das Partes.

A COP consiste em um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem estratégias para combater o avanço das mudanças climáticas.

Quando foi a primeira COP?

A realização da primeira Conferência das Partes ocorreu em Berlim, na Alemanha, entre 28 de março a 7 de abril de 1995.

Ela surge a partir da ECO-92, uma das maiores conferências ambientais realizadas até aquele momento. Foi sediada no Rio de Janeiro, em 1992. A ECO-92 criou a UNFCCC, que instituiu a conferência.

A COP 1 marcou o início das discussões sobre como combater o aquecimento Global. Foi definido que países desenvolvidos deveriam assumir compromissos mais fortes na temática ambiental.

Além disso, outros resultados importantes de outras COPs foram a assinatura do Protocolo de Kyoto (1997), Acordo de Paris (2015) e acordos de proteção da biodiversidade.

Leia também: COP 30: soluções sustentáveis devem liderar agenda climática, dizem especialistas

O que é debatido na COP?

Ao longo das edições da COP, os países participantes debatem medidas concretas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Além disso, definem metas para a preservação ambiental e realizam implementação e acompanhamento de medidas para conter o aquecimento global e mudanças do clima.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a Sessão Plenária da COP28 – Anúncio formal da eleição do Brasil como país-sede da COP30 (Foto: Estevam / Audiovisual / PR).

Uma das metas mais difundidas está associada ao limite de 1,5º C da temperatura média Global até 2100. Essa temperatura está relacionada ao período pré-industrial. Contudo, em 2024, esse número chegou em 1,6º.

Um relatório da Climate Action Tracker indica que o aquecimento global deve chegar a 2,7º C até 2100.

Além do compromisso global em direção a um mundo mais sustentável, são realizados acordos de transição energética e financiamento climático para países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

Leia também: COP 16: quilombolas comprovam papel de territórios para conservação da Amazônia

Qual o papel do Brasil na COP 30?

A COP 30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura sustentável e bioeconomia. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.

Leia também

Publicidade