Portal Amazônia responde: o que é a COP 30?

COP 29/CMP 19/CMA 6 closing plenary. Foto: Vugar Ibadov

Considerado um dos principais eventos sobre meio ambiente e mudança climática a nível mundial, em 2025, a COP 30 será realizada em Belém, no Pará. 

Líderes dos 198 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) estarão presentes representando suas nações. Mas afinal, o que é a COP 30?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

O que é a COP?

A COP 30 é a 30ª edição da “Conference of the Parties”, que em português significa Conferência das Partes.

A COP consiste em um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem estratégias para combater o avanço das mudanças climáticas.

Quando foi a primeira COP?

A realização da primeira Conferência das Partes ocorreu em Berlim, na Alemanha, entre 28 de março a 7 de abril de 1995.

Ela surge a partir da ECO-92, uma das maiores conferências ambientais realizadas até aquele momento. Foi sediada no Rio de Janeiro, em 1992. A ECO-92 criou a UNFCCC, que instituiu a conferência.

A COP 1 marcou o início das discussões sobre como combater o aquecimento Global. Foi definido que países desenvolvidos deveriam assumir compromissos mais fortes na temática ambiental.

Além disso, outros resultados importantes de outras COPs foram a assinatura do Protocolo de Kyoto (1997), Acordo de Paris (2015) e acordos de proteção da biodiversidade.

Leia também: COP 30: soluções sustentáveis devem liderar agenda climática, dizem especialistas

O que é debatido na COP?

Ao longo das edições da COP, os países participantes debatem medidas concretas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Além disso, definem metas para a preservação ambiental e realizam implementação e acompanhamento de medidas para conter o aquecimento global e mudanças do clima.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a Sessão Plenária da COP28 – Anúncio formal da eleição do Brasil como país-sede da COP30 (Foto: Estevam / Audiovisual / PR).

Uma das metas mais difundidas está associada ao limite de 1,5º C da temperatura média Global até 2100. Essa temperatura está relacionada ao período pré-industrial. Contudo, em 2024, esse número chegou em 1,6º.

Um relatório da Climate Action Tracker indica que o aquecimento global deve chegar a 2,7º C até 2100.

Além do compromisso global em direção a um mundo mais sustentável, são realizados acordos de transição energética e financiamento climático para países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

Leia também: COP 16: quilombolas comprovam papel de territórios para conservação da Amazônia

Qual o papel do Brasil na COP 30?

A COP 30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura sustentável e bioeconomia. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa sobre qualidade da água em Manacapuru é selecionada para apresentação em congresso nos EUA

A pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre o acesso e o consumo de água não tratada e a infecção por parasitoses.

Leia também

Publicidade