‘Mel’ e ‘Açaí’: nomes foram escolhidos para filhotes de peixe-boi-da-Amazônia

O público podia escolher entre três duplas de nomes: Morena e Carabá; Amana e Porã; e Mel e Açaí, sendo esta última a mais votada.

Campanha escolheu nomes para os filhotes de peixe-boi-da-Amazônia. Foto: Anselmo Affonseca/Arquivo pessoal

Dois filhotes de peixe-boi-da-Amazônia, espécie símbolo e ameaçada da região, ganharam os nomes ‘Mel’ e ‘Açaí’ após votação on-line realizada com o público. Com 48% dos votos, os nomes escolhidos fazem referência a alimentos tradicionais da Amazônia.

A ação teve como objetivo envolver a sociedade na preservação da biodiversidade amazônica e dar visibilidade ao trabalho de conservação da espécie.

📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins

Os filhotes nasceram no Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos e Quelônios Aquáticos (CPPMQA), localizado próximo à Usina Hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. O centro está em atividade desde 1985 e é responsável pela reabilitação e monitoramento de peixes-bois e outras espécies ameaçadas da região.

Leia também: Filhote de peixe-boi nasce em centro de preservação no Amazonas após 5 anos sem registros

A votação ocorreu por meio de um perfil no Instagram (@eletrobrasoficial), onde o público podia escolher entre três duplas de nomes: Morena e Carabá; Amana e Porã; e Mel e Açaí, sendo esta última a mais votada.

Centro de Preservação e Pesquisa

Mantido pela Eletrobras, o CPPMQA faz parte de um programa de conservação ambiental que, em 2024, contou com investimentos de R$ 269 milhões em projetos de proteção a 92 espécies ameaçadas em todo o país.

Atualmente, 46 peixes-bois vivem no CPPMQA, que em 2024 reintroduziu cinco animais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, em parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA). O trabalho é fundamental para a sobrevivência da espécie, que é considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: qual a origem da cúpula do Teatro Amazonas?

De acordo com site Patrimônio Belga no Brasil, a estrutura metálica da cúpula do Teatro Amazonas foi fabricada na Bélgica e sua montagem foi um verdadeiro feito técnico e logístico.

Leia também

Publicidade