Após esta primeira reunião, a equipe da Semarh vai analisar o processo de concessão que ocorreu em Rondônia
Um encontro virtual entre servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e representantes da empresa Permian Global, ocorrido nessa quinta-feira, (11), teve como objetivo trocar experiências sobre projetos de proteção e recuperação de florestas tropicais e concessão de Unidades de Conservação (UCs). A importância de uma concessão de unidade de conservação é a possibilidade de viabilizar recursos financeiros da iniciativa privada para proteção e manutenção da UC, conforme prevê o seu plano de manejo.
Na ocasião, a empresa apresentou sua experiência no estado de Rondônia na realização de projetos na Reserva Extrativista Rio Cautário e no Parque Estadual Guajará Mirim, ambos para a concessão de crédito de carbono florestal em unidades de conservação.
O encontro reuniu o gerente de Relações Institucionais da Premian Global, Eliezer de Oliveira; os diretores Miguel Milano e Fábio Olmos; e a diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, além dos membros da sua equipe Cristiane Peres, gerente de Unidades de Conservação da Semarh; e Luis Paulo Mourão, analista da Gerência de Conservação e Prevenção a Incêndios Florestais. Eles trocaram experiências e debateram a replicação de projeto similar no Tocantins.
Após esta primeira reunião, a equipe da Semarh vai analisar o processo de concessão que ocorreu em Rondônia e apresentar, ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e à Secretaria de Parceria e Investimentos, uma proposta de concessão do Parque Estadual do Cantão.