Amazonas é o Estado que mais desmatou no primeiro semestre de 2022, aponta Inpe

De acordo com o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do Inpe, foram sinalizados 401 km² de área sob alerta de desmate no território amazonense e 381 km² no território do Pará.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas lidera o ranking de alerta de desmatamento na Amazônia Legal em 2022. Foram 401 km² de área sob alerta no território amazonense.

Somente no mês de junho foram 1.120 km² alertas em toda a Amazônia Legal, considerado o maior número em comparação aos registros para o mês.

É o terceiro ano consecutivo de recorde de área da floresta sob alerta de desmatamento, que já foram registrado em 2020 e 2021, com índices acima de mil quilômetros quadrados.

Foto: Daniel Beltrá / Greenpeace

O Amazonas superou o Pará pela primeira vez. De acordo com o Deter, como é chamado o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do Inpe, foram sinalizados 401 km² de área sob alerta de desmate no território amazonense, contra 381 km² no território do Pará.

Em terceiro lugar ficou Rondônia, com 139 km² de área sob alerta, e, em quarto, Mato Grosso, com 116 km². O Acre teve 70 km² sob alerta, o Maranhão, 10 km², o Tocantins, 2 km² e Roraima, 1 km². O Amapá não teve área sob alerta de desmatamento.

O Amazonas também lidera a lista de municípios com maior área de desmatamento no período. Apuí, no sul do Estado, concentra uma área de 103 km² de desmate. Em segundo lugar aparece Lábrea, com 90 km². Ainda na mesma lista aparecem as cidades de Novo Aripuanã (56 km²) e Manicoré (35 km²). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Ministério da Saúde anuncia que vai ampliar número de médicos no Território Yanomami

Processo seletivo visa contratar 400 profissionais de saúde entre ginecologistas, obstetras, médicos da família, pediatras, infectologistas, socorristas, sanitaristas, entre outros.

Leia também

Publicidade