Mato Grosso faz parceria com O.N.E. Amazon para investimento em projetos sustentáveis no Estado

Além de recursos para investimentos em projetos pelo Estado do Mato Grosso, a parceria vai facilitar que produtores financiem projetos

Parque Cristalino, em Novo Mundo, Mato Grosso. Foto: Prefeitura de Novo Mundo

O Governo de Mato Grosso formalizará um convênio com a O.N.E. Amazon, no valor de US$ 100 milhões, para financiamento de projetos sustentáveis no Estado, durante a Semana do Clima de Nova Iorque (Climate Week NYC), nos Estados Unidos. A comitiva mato-grossense viajou para os Estados Unidos neste mês de setembro para formalização da parceria.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Ainda neste mês, a comitiva participa de uma mesa-redonda para anunciar o convênio, voltado à conservação e preservação da Amazônia, nos Parques Estaduais Cristalino I e II. A O.N.E. Amazon é uma organização dedicada a promover investimentos públicos e privados para a preservação e restauração da floresta amazônica, com o banco Goldman Sachs, a AECOM, a NVIDIA, o governo dos Estados Unidos e outros parceiros internacionais.

Mato Grosso
Ponte do estado do Mato Grosso. Foto: Divulgação

Além de recursos para investimentos em projetos pelo Estado, a parceria vai facilitar que produtores e empreendedores financiem projetos que tragam resultados de preservação e recuperação ambiental.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, terá uma série de reuniões, no contexto da parceria, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e representantes de empresas, fundos de investimentos, gestores de ativos, empresas de tecnologia, entre outros, para a construção de agendas de trabalho para 2025-2026.

Ponte do estado do Mato Grosso. Foto: Divulgação

No dia 23 de setembro, a secretária também participa de uma agenda com a Subnational Methane Action Coalition (Coligação Subnacional de Ação sobre o Metano, na tradução em português), uma entidade internacional composta por estados e regiões de países para a redução do gás metano, um dos principais causadores das mudanças climáticas no planeta.

No dia 24 de setembro, a comitiva mato-grossense participa de um evento sobre justiça climática nas varas judiciais. Já na quinta-feira (25.9), haverá uma reunião com representantes do Fundo Verde do Clima (GCF, na sigla em inglês), uma iniciativa global de financiamento climático.

Mato Grosso
Reflorestamento no estado de Mato Grosso. Foto: Divulgação

Além de Mauren e a secretária de Comunicação, Laice Souza, também fazem parte da comitiva a secretária-adjunta de Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, e servidores da Sema e do Ministério Público do Estado.

Semana do Clima de Nova Iorque

A Semana do Clima de Nova Iorque é um evento que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que, neste ano, será realizada em Belém, no Pará, cujo objetivo é reunir líderes empresariais e investidores com representantes de países e estados para atrair recursos financeiros para a defesa do meio ambiente.

*Com informações da Agência Mato Grosso

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade