Foto: Davi Valle
A Prefeitura de Cuiabá realizou o lançamento do projeto Abrigo Amigo, em dezembro de 2024, uma iniciativa inovadora que busca fortalecer a rede de proteção às mulheres. Executado em parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher, a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Consórcio CS Mobi, o projeto combate a misoginia e fomenta o empreendedorismo feminino. O lançamento da iniciativa foi conduzido pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.
O Abrigo Amigo, projetado pela empresa Eletromídia, gera segurança e conforto aos pontos de ônibus da capital mato-grossense. O primeiro abrigo, instalado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça Santos Dumont, conta com totens de atendimento remoto que funcionam das 19h às 4h.
O dispositivo permite que mulheres em situação de vulnerabilidade acionem apoio imediato, com conexão a uma central operada por profissionais especializados em São Paulo.
“O Abrigo Amigo é mais uma demonstração de que Cuiabá avança para ser uma cidade mais segura e acolhedora para as mulheres. Cada ação realizada pela gestão Emanuel Pinheiro reforça nosso compromisso com a desconstrução da misoginia e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Este legado será lembrado como um marco na defesa de direitos e na construção de uma sociedade mais igualitária”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro, grande articuladora da iniciativa.
A inovação, que inclui a exibição de campanhas educativas criadas pela Secretaria da Mulher, integra o programa de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio CS Mobi, responsável pela modernização do mobiliário urbano de Cuiabá. Ao todo, estão previstos 20 abrigos deste modelo em pontos estratégicos da cidade, ampliando o alcance da rede de proteção às mulheres e contribuindo para a redução de casos de importunação sexual no transporte público.
O prefeito Emanuel Pinheiro destacou o impacto do projeto no fortalecimento da cidadania: “O Abrigo Amigo é um exemplo do que buscamos com nossa gestão: criar ferramentas que protejam e empoderem a população, especialmente as mulheres, e deixem um legado de transformação. Cuiabá está avançando com respeito, inovação e inclusão”.
A iniciativa, que também conta com o suporte do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por meio de câmeras de videomonitoramento, inclui reconhecimento facial e compartilhamento de imagens em tempo real.
O reconhecimento facial é uma tecnologia que identifica rostos humanos em imagens ou vídeos. A polícia utiliza esse recurso para comparar fotos de pessoas com mandados em aberto com imagens de bancos de dados.
“Com o pioneirismo do projeto Abrigo Amigo, Cuiabá reafirma seu compromisso com a segurança e o acolhimento das mulheres que dependem do transporte público diariamente”, declarou Luciana Zamproni.
*Com informações da Prefeitura de Cuiabá