Ovo coberto ou pastel? Receita simples faz sucesso em Cruzeiro do Sul

Quem vende o salgado garante que ele é um dos queridinhos e mais tradicionais nas lanchonetes da cidade acreana.

Incrementar receitas é um dom do brasileiro. O maior exemplo disso é o cachorro-quente, conhecido carinhosamente, em algumas regiões da Amazônia, como o “kikão”. 

Mas você já pensou em comer um ovo coberto de pastel? Em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, a receita, que consiste em envolver o ovo cozido com massa de pastel, existe e faz sucesso.

Conheça e aprenda a fazer um dos salgados regionais mais vendidos em Cruzeiro do Sul. Foto: Arquivo pessoal

Quem vende o salgado garante que ele é um dos queridinhos e mais tradicionais nas lanchonetes da cidade. “O pastel de ovos ou ovo coberto é o terceiro salgado mais vendido em Cruzeiro do Sul, só perde pro pastel de queijo e o quibe de arroz. Os cruzeirenses amam um ovo coberto quentinho, mas ele não é tão conhecido em outras cidades”, conta Gleiciane Borges, que trabalha vendendo salgados há 15 anos.

E ela aprendeu a receita com os pais, que também se aposentaram vendendo salgados. “Com 8 anos já ajudava meus pais a fazer salgados e, por isso, aprendi a fazer o ovo coberto, que é um salgado muito simples de fazer e delicioso”, garante.

A receita é simples e o resultado é um pastel bem diferente e que vai muito bem para um lanche no meio da tarde. Assim como ocorre com outras receitas, não é comum encontrar o ovo coberto com pastel em outras cidades do Estado. O que para Gleciane deveria ser mudado.

“Como cozinheira gostaria que fosse mais reconhecida em outras cidades e até no Estado”, conta. E para quem quiser testar, ela detalhou como fazer esse salgado que é bem regional no Juruá, mas que qualquer pessoa pode fazer, já que é uma receita bem simples. 

Foto: Arquivo pessoal

Ovo coberto + pastel 

Massa

1 kg de Farinha de trigo
1 ovo
1 colher de (sopa) de sal
1/2 de chá de óleo
250 ml de água

Recheio

Carne moída
Ovos

Modo de preparo

Após o preparo da massa de pastel, basta rechear com uma colher de carne e metade de um ovo cozido e levar para fritar.


*Por Tácita Muniz, com a colaboração de Bruno Vinicius, da Rede Amazônica Acre

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade