No Pará, empresário aposta em coxinhas com sabores amazônicos

Coxinha com massa de açaí e recheio de peixe frito com vinagrete, pato no tucupi com arroz negro e a de massa de maniçoba estão entre as opções mais diferentes.

Coxinha é uma paixão nacional. Não é à toa que o salgado é um dos mais consumidos pelas lanchonetes do Brasil. No Pará, o empresário Clemerson Gomes decidiu inovar e fez uma mistura entre a coxinha e as delícias da Amazônia. O resultado? Uma explosão de sabores. Entre as opções desenvolvidas por Gomes estão a coxinha com massa de açaí e recheio de peixe frito com vinagrete, a de pato no tucupi com arroz negro, além de uma versão feita com massa de maniçoba.

Massa feita de trigo e recheada com frango. Essa é a base de uma coxinha de sucesso. Não existe uma data exata do surgimento da iguaria, mas alguns acreditam que surgiu na década de 20 em fábricas de São Paulo. Porém, Gomes, que saiu de um emprego em 2019 e decidiu inovar, abriu uma lanchonete. Na época, ele já queria desenvolver um cardápio que valorizasse os produtos da Amazônia.

Leia também: Doces, salgados e mais – 9 lanches que fazem sucesso na Amazônia

Coxinha com massa de açaí e recheio de peixe frito. Foto: Arquivo Pessoal

“Eu quis colocar o meu sonho em primeiro lugar e sempre desejei fazer algo diferente. Por isso, peguei a estrutura familiar que eu tinha e a experiência da cozinha regional para criar um negócio único com um apelo popular bom”

destacou Gomes.

Além de inovar nos recheios, Gomes estuda as melhores maneiras de desenvolver massas regionais. Ele destacou a produção da massa de açaí, que faz sucesso entre os clientes do empreendimento. 

“Eu imagino como vou dar liga na massa e quais os produtos regionais que ajudam no ponto da fritura, ou seja, são várias tentativas, mas na maioria das vezes o resultado é positivo”

disse.

Clemerson Gomes desenvolve coxinhas com sabores regionais. Foto: Arquivo Pessoal

Sabores e coxinhas macetas

O empreendimento de Gomes conta com mais de 68 sabores de coxinhas. A maioria dos sabores prestam homenagens aos Estados do Brasil. O espaço possui também sabores veganos, vegetarianos, fitness e sem glúten. 

“Queremos agradar ao público em geral. O objetivo é que todos tenham oportunidade de saborear as nossas coxinhas”

destacou o empresário.

Novos sabores estão nos planos de Gomes. Ele deu o spoiler de uma coxinha que vai homenagear o Amazonas. “O sabor vai se chamar ‘caboquinho’ e vai levar tucumã, afinal, o fruto é popular entre os amazonenses. Outro sabor regional que está em desenvolvimento é o de pupunha. Os clientes podem esperar muitas novidades saborosas”, adiantou.

Além das coxinhas regionais, a lanchonete aposta em coxinhas macetas de até 1 kg. Os preços das coxinhas variam de R$ 9 a R$ 50. “Os clientes amam novidades e negócios que se desafiam. Eu sou o apaixonado pela culinária amazônica e as possibilidades que ela nos oferece”, afirmou Gomes.

Curtiu a novidade? As lojas estão abertas de segunda a sábado das 10h às 23h; já aos domingos de 17h às 23h. Informações pelo telefone (91) 98116-3245. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

COP30 é oportunidade para Brasil se apresentar como referência na preservação da Amazônia, diz Philip Fearnside

No entanto, governo ainda adota políticas que promovem intensos impactos ambientais, segundo o biólogo que pesquisa a região há mais de quatro décadas.

Leia também

Publicidade