Frutas e vegetais colombianos: 5 receitas diferentes de sucos naturais 

A Colômbia tem uma grande variedade de frutas e vegetais que geram receitas diferentes de sucos naturais e saudáveis.

Foto: Divulgação/Procolombia

Frutas e vegetais são importantes para a saúde e uma das melhores formas de apreciá-los é preparando receitas de sucos naturais. Os sucos colombianos são uma opção diferente quando se trata de desintoxicar o corpo e podem combater até mesmo a retenção de líquidos. Além disso, ajudam o corpo a se recuperar do impacto de certos alimentos, bebidas, álcool e até cigarros.

É importante procurar orientação médica antes de começar uma desintoxicação, especialmente se você estiver grávida ou amamentando. No entanto, se quiser experimentar os sucos feitos com frutas colombianas, os seguintes são opções nutritivas para aproveitar a qualquer hora do dia:

1. Suco de beterraba, banana e laranja

Mais de 4.000 hectares no departamento colombiano de Boyacá são dedicados ao cultivo de beterraba. Este vegetal tem um sabor doce e é rico em ferro, cálcio e vitamina A e C, o que o torna o vegetal ideal para preparar um suco para começar o dia.

Corte meia beterraba em cubos e bata com uma laranja e uma banana para criar um shake cremoso, rico em nutrientes. Pode ser adoçado com mel ou açúcar.

Foto: Divulgação / Procolombia

2. Suco de Physalis, cenoura e laranja

A Colômbia é um dos maiores produtores mundiais de uchuvas, também conhecidas como groselhas do cabo, bagas douradas, golden berries ou ainda Physalis. Esta fruta pequena e ligeiramente ácida é um alimento básico nos departamentos de Cundinamarca, Boyacá, Santander, Antioquia e Nariño.

Esta fruta exótica é fonte de vitamina A, B e C , e também fósforo. Seu sabor dará um impulso ao seu suco de laranja matinal diário.

Extraia o suco de um punhado das golden berries e bata com uma cenoura e uma laranja para criar um dos melhores sucos naturais de frutas.

Foto: Divulgação / Procolombia

3. Suco verde: uvas, maçã verde, abacate e espinafre

O departamento de Valle del Cauca tem alguns dos maiores vinhedos do país, mas suas uvas brancas não são apenas um ingrediente na produção de vinho colombiana. Elas são muito procuradas também por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e podem ajudar a retardar os sinais de envelhecimento.

Misture uvas brancas com maçãs verdes, um maço de espinafre e meio abacate colombiano Hass para criar um suco verde cheio de nutrientes. É melhor consumi-lo com o estômago vazio logo pela manhã, pois ele vai impulsionar seu corpo com vitaminas para prepará-lo para o dia que está por vir.

Foto: Divulgação / Procolombia

4. Smoothie de manga e maracujá

O maracujá é uma das frutas exóticas mais amadas da Colômbia no mundo. Mais de 70% do maracujá colombiano é cultivado para exportação e é ideal para misturas de sucos saudáveis, graças ao seu alto teor de vitamina C e ferro e ao fato de ser cheio de antioxidantes.

Misture polpa de maracujá com manga colombiana (as variedades incluem manga rainha, manga açúcar e manga maçã) para criar um smoothie. Você também pode misturar este smoothie com água com gás para criar um coquetel refrescante e sem álcool para aproveitar com os amigos.

Foto: Divulgação / Procolombia

5. Suco verde: maçã e feijoa

Feijoa é um alimento básico nos departamentos colombianos de Boyacá, Caldas, Cundinamarca e Antioquia. Nos últimos 15 anos, suas exportações aumentaram, alcançando principalmente o mercado europeu e, especialmente, a Alemanha.

A feijoa estimula os sistemas digestivo e cardiovascular do corpo, também é usada para uso dermatológico, é rica em tiamina e vitaminas C e E. Desintoxique seu corpo e melhore seu sistema imunológico com um suco verde que mistura polpa de feijoa com pedaços de maçã verde logo pela manhã.

*Com informações do Procolombia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade