Fricassê com tambaqui: chef de Roraima regionaliza prato de origem francesa

Fricassê de tambaqui é uma releitura do tradicional prato francês com frango, mas que recebe um 'gostinho' da Amazônia.

Você gosta de fricassê? Uma chef de Roraima decidiu regionalizar o tradicional prato francês. A culinária regional despertou na chef roraimense Rita Werner a vontade de recriar pratos famosos usando ingredientes locais.

Um deles é o fricassê de tambaqui, uma releitura do tradicional prato francês com frango, agora feito com o peixe nativo da Amazônia. “Como em Roraima o tambaqui é muito consumido, decidi recriar a receita usando o peixe nativo”, destaca.

A receita também aproveita o período junino e incorpora milho fresco para dar sabor ao molho branco que compõe o alimento. Anote os ingredientes e o preparo:

Foto: Ronny Alcântara/Rede Amazônica RR

Ingredientes para o recheio

500 g de filé de tambaqui moído
50 g de alho
100 g de cebola picada
100 g de pimentão
50 g de pimenta de cheiro
50 g de tomate picado
100 g de alho poró
50 g de azeitona
20ml de azeite
25 ml de óleo de coco
1 colher de sopa de corante

Foto: Ronny Alcântara/Rede Amazônica RR

Ingredientes do molho

1 l de leite
300 ml de leite de coco
150 g de milho em lata
150 g milho fresco
100 g de manteiga
100 g de farinha de trigo
1 caixa de creme de leite
1 pote de requeijão

Para finalização

Queijo Mussarela
Batata palha

Modo de preparo

Molho

A receita começa com o preparo do molho branco. No liquidificador é necessário bater o leite, milho e o leite de coco. Após isso, a mistura deve ser levada ao fogo, apenas para aquecer.

Em uma panela coloque a manteiga e frite a cebola. Deixe a cebola ficar dourada e coloque aos poucos a farinha de trigo. Mexa bem até o trigo incorporar na manteiga.

Após isso, é hora de colocar o leite batido com milho (que estava no fogo). Essa etapa exige paciência, a mistura precisa ser colocada aos poucos e haja braço para mexer sem parar. Essa etapa de cozimento do creme dura em média 10 minutos. Quando estiver consistente, é preciso baixar o fogo para então adicionar o requeijão. Mexa bem e desligue.

Para finalizar coloque a caixinha de creme de leite. Mexe, mexe, mexe e está pronto o molho. Reserve.

Recheio

Agora inicie o preparo do recheio. Em uma frigideira grande coloque o azeite e o óleo de coco. Depois de aquecer, coloque o alho e a cebola para refogar. Em seguida, adicione aos poucos a pimenta de cheiro, a azeitona, o corante e, por fim, coloque o ingrediente principal: o tambaqui moído. Refogue por 5 a 10 minutos e coloque o alho poró.

Acerte o sal a gosto. Por último, adicione o tomate. Deixe refogar mais um pouco e apague o fogo. Para finalizar coloque cheiro verde a gosto. Recheio pronto!

Montagem e forno

Em uma travessa de vidro (refratário) coloque uma camada de molho branco e uma camada de recheio. Repita esse processo até completar a travessa. Para finalizar, cubra a última camada com queijo mussarela e leve ao forno por 10 minutos ou até o queijo derreter.

Depois, retire do forno e finalize com batata palha. Está pronto o fricassê de tambaqui.

Dica da chef: Rita Werner sugere que fricassê de tambaqui seja servido com arroz ou farofa.

*Por Raquel Maia, da Rede Amazônica RR

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Theatro da Paz, em Belém, será candidato a Patrimônio da Humanidade

A estrutura e importância do Theatro da Paz serão tópicos essenciais durante evento realizado em agosto. Teatro Amazonas, de Manaus (AM), também será candidato.

Leia também

Publicidade