Feijó é nomeada a ‘capital do açaí’ no Acre

Produto acreano foi o primeiro do país a receber registro de Indicação Geográfica (IG), ainda em 2023. Publicação foi feita no Diário Oficial do Acre (DOE) no dia 16 de julho.

Açaí de Feijó é conhecido pela boa qualidade. Foto: Vanísia Nery/Arquivo Rede Amazônica AC

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (16), o município de Feijó, no Acre, passou a ser reconhecido como a ‘capital do açaí’.

O documento enfatiza que o título leva em consideração a expressiva produção de açaí no município e também ‘a relevância socioeconômica e tradição cultural ligada ao cultivo, beneficiamento e comercialização do fruto’.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A lei, de autoria do deputado Luiz Gonzaga, traz ainda recomendações que a administração pública pode adotar para a valorização do produto, como:

  • a divulgação nacional e internacional da marca Açaí de Feijó;
  • o incentivo a eventos, feiras e festivais que promovam a cultura do açaí;
  • a realização de ações de capacitação e assistência técnica para produtores e extrativistas locais.

Em 2023, o açaí de Feijó ganhou o primeiro registro de Indicação Geográfica (IG). O registro garante o selo de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país e atende todas as exigências do mercado, sendo ele o primeiro açaí a alcançar a certificação no país. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Leia também: Açaí de Feijó ganha primeira Indicação Geográfica para o produto no país

A conquista é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae Acre, o governo estadual, produtores, agricultores e associações da cidade desde 2021.

Para um produto receber essa certificação, é submetido a alguns processos. Primeiro, é feito um diagnóstico para confirmar se a região e o produto atende aos preceitos e portarias do INPI. Depois, há uma avaliação da documentação para checagem dos padrões de qualidade.

Leia também: Portal Amazônia Responde: que produtos da região amazônica possuem Indicação Geográfica?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade