Dupla surpreendente: Aprenda receitas de dadinho de tapioca e de geleia de pimenta

A versatilidade da tapioca na gastronomia amazônica é inquestionável e o chef Thomaz Oliveira ensina uma receita de um petisco queridinho com um toque diferente.

A versatilidade da tapioca na gastronomia amazônica é inquestionável e o chef Thomaz Oliveira ensina a receita de um petisco queridinho: o dadinho de tapioca. Mas não para por aí. O chef aproveita para dar a receita também da geleia de pimenta, um acompanhamento diferente para o aperitivo. Confira:

Ingredientes

Dadinho de tapioca

Massa


  • 500 ml de leite
  • 250g de farinha de tapioca
  • 250g de queijo coalho
  • sal a gosto
  • páprica defumada a gosto
Fritura

  • Trigo suficiente para empanar os dadinhos antes de fritar. Também pode ser temperado à gosto.

Geleia de pimenta


  • pimenta dedo de moça a gosto
  • 250g de açúcar
  • 250ml de água
  • 1 colher de pectina em pó

Modo de preparo

Geleia de pimenta

Coloque a água, o açúcar, a pectina e a pimenta em uma panela. Misture todos os ingredientes para cozinhar em fogo médio até desmanchar os grumos da pectina. Dica: Sempre coloque a pectina quando o líquido estiver frio, pois se colocar quando estiver muito quente ele cria muitos grupos. A consistência da geleia é parecida com o mel. Deixe esfriar.

Dadinho de tapioca

Aqueça o leite em fogo alto e quando levantar fervura adicione o queijo e misture até o queijo soltar. Em seguida adicione farinha de tapioca e misture. Tempere com sal à gosto e outros temperos de sua preferência. Nesta receita foi adicionada a páprica defumada. Cozinhe até a massa soltar do fundo da panela, parecido com o ponto de brigadeiro. Despeje a massa em uma forma untada (se for usar forma de metal, coloque um plástico filme pra que a massa não grude). Cubra com plástico filme e leve para a geladeira ou freezer por cerca de uma hora e meia até ficar firme.

Após o tempo de resfriamento, corte a massa em quadradinhos, passe-os na mistura para empaná-los. Leve-os para fritar em óleo quente. Dica: O ponto da fritura é quando eles boiarem e estiverem dourados. Cubra-os com a geleia de pimenta e sirva.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Plano Nacional de Mineração 2030: geologia, mineração, transformação mineral

O Brasil, salienta o Plano, é um importante produtor mundial de minérios; contudo, seu consumo per capita encontra-se entre 15% e 30% dos países que já lograram atingir níveis mais elevados de desenvolvimento.

Leia também

Publicidade