Boa Vista é reconhecida como Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha

A paçoca roraimense pesou mais de uma tonelada este ano e foi distribuída para cerca de 20 mil pessoas, entrando para o livro dos recordes internacional, o Guiness World Records.

Lei que reconhece Boa Vista como capital do prato tradicional da Região Norte foi publicada nesta quinta-feira (28). Foto: Yara Ramalho/Acervo Rede Amazônica RR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que reconhece oficialmente Boa Vista como a Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha. A sanção da Lei 15.195, de 2025, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de agosto.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A lei provém do Projeto de Lei (PL) 5.121/2023, do deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos -RR), que foi relatado favoravelmente pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR) e aprovado no Senado em 16 de julho. O senador explica no relatório que o prato é tradicional para os roraimenses.

“A paçoca de carne com farinha é um prato tradicional da culinária brasileira, especialmente comum na Região Norte, que consiste basicamente em carne seca desfiada e socada no pilão com farinha de mandioca torrada. É um prato nutritivo e de fácil conservação, características importantes em áreas onde a disponibilidade de alimentos frescos historicamente era limitada”, explicou.

boa vista é capital nacional da paçoca
Foto: Diane Sampaio/Prefeitura de Boa Vista

Leia também: Paçoca de Roraima entra para o Livro dos Recordes como a maior do mundo

Paçoca é símbolo da história de Roraima

Para Chico Rodrigues, a paçoca de carne com farinha boa-vistense “transcende a mera culinária”, enraizando-se profundamente na história e no cotidiano de Roraima, onde se estabeleceu como alimento fundamental para viajantes, trabalhadores rurais e famílias.

A transmissão da receita entre as gerações não apenas a perpetuou, mas a elevou à condição de símbolo da identidade gastronômica local.

*Com informações da Agência Senado

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade