Estudante do Amapá cria iogurte de açaí sem açúcar voltado para pessoas com diabetes

Receita do iogurte substitui o açúcar por xilitol e já passou por testes iniciais de degustação. Agora, pesquisadores buscam investidores para levar o alimento aos supermercados.

Iogurte de açaí é produzido na Ueap. Foto: Reprodução

Uma estudante do curso de Engenharia Química da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) desenvolveu um protótipo de iogurte de açaí sem adição de açúcar. A proposta busca oferecer uma opção saudável e acessível para pessoas com diabetes, aproveitando um dos frutos mais populares da alimentação amazônica.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O projeto nasceu na disciplina de Tecnologia em Alimentos. O desafio proposto em sala de aula era criar um novo produto alimentício a partir de uma matéria-prima regional.

“Nosso objetivo era criar um produto regional que atendesse a uma necessidade do mercado. Pensamos no açaí pela alta aceitação no nosso estado. Minha avó tem diabetes e gosta muito de doces e iogurtes. Temos dificuldade de encontrar produtos que ela possa comer sem riscos. Queríamos que as pessoas pudessem consumir sem preocupação”, explicou a acadêmica Elisa Viana, autora do projeto.

Formulação e testes de sabor

No lugar do açúcar tradicional, a receita utiliza xilitol, um adoçante natural extraído de fibras de plantas e frutas. A escolha do ingrediente busca atender a demanda do Amapá, estado que apresenta número expressivo de diagnósticos da doença.

Atualmente, o projeto está na fase de testes em laboratório. O produto está próprio para consumo, mas a equipe trabalha em ajustes na aparência e no sabor.

Desenvolvimento do iogurte de açaí

Etapas do projetoStatus atual
Segurança do produtoAprovado para testes de degustação
AdoçanteUso de Xilitol (em avaliação econômica)
Cor e AspectoAjustes com corantes naturais para evitar oxidação
Próximo PassoBusca por investidores e produção em escala

“Testamos cerca de cinco formulações e recebemos retornos positivos. A cor atual é fruto da oxidação natural do açaí, mas algumas pessoas acham estranho e pensam que é chocolate ou que o produto estragou. Por isso, queremos ajustar o tom usando corantes naturais […] Escolhemos o xilitol no início porque nosso objetivo era um produto 100% natural”, detalhou Elisa.

Leia também: Iogurte funcional com curcumina para pessoas com diabetes é criado por estudantes na Bolívia

Estudante do Amapá cria iogurte de açaí sem açúcar voltado para pessoas com diabetes
Projeto do iogurte de açaí é desenvolvido na Ueap. Foto: Reprodução

Do laboratório para as prateleiras

O iogurte integra uma lista crescente de novos produtos derivados do fruto no Amapá, que inclui café, tinto e sorvete de açaí. Para que o alimento chegue aos supermercados, a pesquisadora busca parcerias com a iniciativa privada.

Segundo o professor do curso de Engenharia Química da Ueap, João Antônio Pessoa, a universidade tem papel central em transformar pesquisas acadêmicas em negócios viáveis.

“O produto tem potencial de mercado, mas precisa de investimento para concluir as etapas de testes e garantir que seja 100% seguro para o consumidor. A universidade incentiva a criação de novos alimentos. Já temos casos de empresas que nasceram de pesquisas acadêmicas aqui”, destacou o docente.

Iogurte de açaí sem açúcar é produzido no Amapá. Foto: Reprodução

*Por Isadora Pereira e Gabriel Morais, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Faz escuro, mas cantamos

Thiago de Mello, mesmo no início da Ditadura no Brasil, já antevira seu fim, não porque tivesse certeza de coisa alguma (como poderia?), mas porque plantou em versos uma esperança que, durante as duas décadas do regime, se enraizou.

Leia também

Publicidade