Nutróloga indica alimentos da Amazônia que podem agregar sabor e saúde à ceia de ano novo

A médica ressalta que os alimentos regionais são excelentes aliados, quando bem utilizados. Além de agregar sabor, são bastante nutritivos.

Alimentos regionais podem agregar sabor e saúde à ceia de ano novo. Strogonoff de Pirarucu com Creme de Castanha. Foto: Divulgação

Com as festas de ano novo chegando, as famílias já estão pensando no cardápio da ceia de Réveillon. Para quem quer inovar, uma boa pedida é incluir ingredientes regionais que, além de agregar sabor, são bastante nutritivos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A médica nutróloga e professora da Afya Educação Médica de Manaus, Bruna D’Avila, ressalta que os alimentos regionais são excelentes aliados, quando bem utilizados. Ela cita, por exemplo, o pirarucu, que é fonte de proteína de alta qualidade e gorduras boas.

A castanha do brasil é outra ótima opção para farofas e aperitivos. É rica em selênio, importante nutriente para a imunidade e função tireoidiana.

Saiba mais: Qual o termo certo: castanha do Pará, do Brasil ou da Amazônia?

A médica sugere, ainda, sobremesas com açaí, que, além de oferecer energia, tem muitos antioxidantes. Já a macaxeira é um carboidrato natural, que dá saciedade e pode substituir massas refinadas. Entre as frutas, as opções são muitas. O cupuaçu, por exemplo, pode ser ótimo nas sobremesas, assim como o maracujá e o abacaxi.

“Podemos utilizar as frutas em saladas, sobremesas leves ou até em molhos para carnes, mas é preciso ter muita cautela no preparo para não exagerar na adição de açúcares ou similares, o que causa desajustes no metabolismo e reduz os benefícios”, destaca.

Saiba mais: Alimentos regionais que auxiliam na prática de exercícios físicos

Nutróloga indica alimentos regionais da Amazônia que podem agregar sabor e saúde à ceia de ano novo
Foto: Divulgação

Leia também: Frutas e legumes regionais são mais saudáveis e ajudam a fortalecer imunidade contra covid-19, dizem especialistas

Segundo Bruna D’Avila, os temperos naturais tradicionais do Norte, como cheiro verde e cebolinha, também são ótimos para incrementar a ceia e deixar tudo mais saboroso. “Esses temperos reduzem a necessidade de sal e alguns até ajudam na digestão”, acrescenta.

Equilíbrio

A médica reforça que é possível aproveitar as festas de final de ano com prazer e saúde. O segredo está nas escolhas e na quantidade.

“O fato de ser alimentos regionais não é sinônimo de consumo liberado. O que impacta a saúde não é uma refeição isolada, e sim, os excessos repetidos”, ressalta.

Leia também: Conheça alguns alimentos regionais da Amazônia e seus benefícios para a saúde

Leia também: Serviços gratuitos em Manaus: 7 instituições de ensino que realizam ações sociais abertas ao público

Algumas dicas que ela dá para não passar do ponto nas festas são: não chegar à ceia com fome excessiva; montar o prato com consciência, evitando repetir várias vezes; priorizar proteína e vegetais, antes dos carboidratos; comer com atenção, sem pressa; hidratar-se bem e moderar o consumo de álcool.

Afya Educação Médica

Em Manaus, a Afya Educação Médica oferece atendimento gratuito em várias especialidades, incluindo Nutrologia. O serviço é parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação.

Leia também: Premiação nacional de gastronomia reconhece a Amazônia e reforça valorização de alimentos regionais

Os atendimentos, por agendamento, são realizados na sede da instituição, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. “Com essa iniciativa, os médicos estudantes de pós-graduação conseguem tratar casos reais e a comunidade é beneficiada com a oferta de atendimento”, explica a diretora da unidade, Suelen Falcão.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Três receitas do Amapá que você precisa provar

O Amapá é um estado da Amazônia rico em cultura e culinária, conheça essas delícias e suas receitas.

Leia também

Publicidade