Pesquisa analisa condições de barcos nos rios Amazonas e Tapajós

O trabalho inclui a coleta de dados para aprimoramento higiênico e sanitário dos barcos.

Alunos dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), tem realizado uma pesquisa de campo inédita em embarcações do baixo Amazonas e Rio Tapajós. 

A pesquisa que iniciou no mês de janeiro, faz levantamento das condições das embarcações de toda região. O trabalho inclui a coleta de dados para aprimoramento higiênico e sanitário dos barcos e pesagem de resíduos sólidos. Os passageiros também recebem orientações quanto a Covid-19. Ao todo, o projeto envolve mais de 100 comunidades locais.

Foto: Fábio Jr./Arsepam

”O trabalho está sendo desenvolvido para aprimorar as ações dos órgãos responsáveis e comunitários no monitoramento daquelas embarcações”, resume a presidente executiva da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Beatriz Nascimento.

A ESAM JR atua há seis anos em iniciativas que visam a melhoria dos negócios desenvolvidos na Região Norte, em ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. ”É uma das maiores empresas juniores da Região Norte e trabalha em diversas áreas da consultoria ambiental, com clientes tanto da área urbana como rural. Eles realizam cadastro ambiental rural, diagnóstico socioambiental; plano de controle ambiental; licenciamento ambiental; análise de água e de efluentes; análises de solos; e capacitações”, explica a presidente executiva da Brasil Júnior.

Além desta pesquisa, A ESAM JR participou, em 2019, da capacitação em compostagem na Região da Floresta Nacional do Tapajós. O projeto ocorreu com os moradores locais, incluindo pequenos agricultores, coletores, pescadores e escolas. A ação contou com a participação de 35 moradores, que foram capacitados em aperfeiçoamento da compostagem e uso de adubo para plantações locais de hortaliças.

”O objetivo foi trabalhar o aproveitamento de matéria orgânica e, com isso, gerar renda local e alimentação escolar”, detalha o diretor executivo da ESAM JR, Vanderson Carvalho. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade