Manaus 30º • Nublado
Segunda, 27 Junho 2022

Pesquisa analisa condições de barcos nos rios Amazonas e Tapajós

Foto: Marinha do Brasil

Alunos dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), tem realizado uma pesquisa de campo inédita em embarcações do baixo Amazonas e Rio Tapajós. 

A pesquisa que iniciou no mês de janeiro, faz levantamento das condições das embarcações de toda região. O trabalho inclui a coleta de dados para aprimoramento higiênico e sanitário dos barcos e pesagem de resíduos sólidos. Os passageiros também recebem orientações quanto a Covid-19. Ao todo, o projeto envolve mais de 100 comunidades locais.

Foto: Fábio Jr./Arsepam

''O trabalho está sendo desenvolvido para aprimorar as ações dos órgãos responsáveis e comunitários no monitoramento daquelas embarcações'', resume a presidente executiva da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Beatriz Nascimento.

A ESAM JR atua há seis anos em iniciativas que visam a melhoria dos negócios desenvolvidos na Região Norte, em ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. ''É uma das maiores empresas juniores da Região Norte e trabalha em diversas áreas da consultoria ambiental, com clientes tanto da área urbana como rural. Eles realizam cadastro ambiental rural, diagnóstico socioambiental; plano de controle ambiental; licenciamento ambiental; análise de água e de efluentes; análises de solos; e capacitações'', explica a presidente executiva da Brasil Júnior.

Além desta pesquisa, A ESAM JR participou, em 2019, da capacitação em compostagem na Região da Floresta Nacional do Tapajós. O projeto ocorreu com os moradores locais, incluindo pequenos agricultores, coletores, pescadores e escolas. A ação contou com a participação de 35 moradores, que foram capacitados em aperfeiçoamento da compostagem e uso de adubo para plantações locais de hortaliças.

''O objetivo foi trabalhar o aproveitamento de matéria orgânica e, com isso, gerar renda local e alimentação escolar'', detalha o diretor executivo da ESAM JR, Vanderson Carvalho. 

Veja mais notícias sobre Pará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 27 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/