Manaus 30º • Nublado
Segunda, 30 Janeiro 2023

Conheça os tipos de embarcações mais usados na Amazônia

Conheça os tipos de embarcações mais usados na Amazônia

A Amazônia é cheia de rios e, por isso, o transporte fluvial é indispensável. De madeira ou super tecnológicas, as embarcações são tipos de estruturas que proporcionam navegações sobre a água, capazes de transportar pessoas, cargas e até carros e caminhões. 

Elas foram o primeiro meio de locomoção inventado e cruciais para o desenvolvimento social em todo o mundo. O Portal Amazônia reuniu os principais tipos de embarcações usados na região. Confira: 

Canoa

A canoa é um barco de pequeno porte, estreito e leve, com ambas extremidades afiadas, guiado por remos e em sua maioria feitas de madeira. É considerado o meio de transporte mais utilizado por ribeirinhos e indígenas nos rios da Amazônia.

Foto: W Mello/Flickr

Rabeta

A rabeta é um barco de pequeno porte, considerado uma canoa que utiliza motor de rabeta, ou de centro-rabeta, como também é chamado, que fica acoplado ao casco do barco, ocupando menos espaço. 

Foto: A C Moraes/Flickr

Catraia

A catraia é uma embarcação movida a vela, a remo ou do tipo canoa motorizada, que se emprega no transporte de passageiros, e que é geralmente manobrada por uma só pessoa. 

Foto: Flauna/Flickr

Voadeira

A voadeira é um barco de pequeno porte, considerado uma canoa que utiliza motor de popa para viagens de transporte rápido. Possui um motor acoplado, para rápidas travessias utilizadas no transporte e em pescarias, sendo um dos meio de transporte fluviais bastante comum na Amazônia. 

Foto: Emanuelle Elena/Flickr

Lancha

A lancha é uma embarcação a motor, usada para lazer, pesca, prática de esportes aquáticos, ou para serviço de navios ou fiscalização. Seu desempenho é de alta qualidade, apresentando um casco para melhor performance na água, isso porque são barcos menores, que se adaptam a diversos ambientes como mares, rios, lagos e represas. 

Foto: Vida visual/Flickr

Balsa 

A balsa é um barco de grande porte, de serviço regular, que geralmente faz travessias curtas em rios, para transportes de passageiros, veículos ou mercadorias. 

Foto: 1000 Spots/Flickr

Obidense

Obidense é um barco de porte grande, considerado como um tipo de balsa. A embarcação possui um porte bruto de toneladas e transporta cargas de todos os portes. Na Amazônia, é geralmente usada para viagens diretamente do município de Óbidos, no Pará, para Manaus, no Amazonas. Daí o nome que leva. 

Foto: Reprodução/Marine Traffic

Recreio

O recreio é uma embarcação usada para recreação (como o próprio nome já diz) , geralmente para esportes. Essas embarcações são divididas em duas categorias principais: barcos a motor e veleiros. Existem também barcos a remo e canoas. No entanto, regionalmente é usado como embarcações que transportam passageiros e cargas. Na Amazônia, o maior exemplo disso são os barcos que levam passageiros até o município de Parintins.

Foto: Lázaro Roberto de Menezes/Flickr

Navio

O navio é considerado o maior tipo de embarcação, na maioria das vezes, representado pelos cruzeiros de viagens, destinados à navegação de longo curso. Seu tamanho é suficiente para transportar seus próprios barcos, como bote salva-vidas e lanchas. 

Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários: 1

celso em Sexta, 27 Mai 2022 17:13

que meio transporte é popopô?

que meio transporte é popopô?
Visitante
Segunda, 30 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/