Governador anuncia novas medidas para evitar a proliferação da Covid-19 no Pará

A estrada que faz divisa com o Estado do Amazonas será fiscalizada e os aeroportos devem aumentar o controle de passageiros vindos do Estado vizinho

O governador Helder Barbalho anunciou, nesta quinta-feira (14), novas medidas de combate à Covid-19 no Estado. Dentre elas, mudanças no Decreto Estadual 1.273/2020, que proíbe a entrada no Pará de embarcações de passageiros vindos do Amazonas. Segundo o chefe do Poder Executivo, a mesma determinação será estendida também a transportes terrestres de passageiros. 

“Estamos publicando o ajuste ao decreto para incluir também o transporte terrestre, particularmente na Transamazônica, no trecho que dá acesso a Jacareacanga e Itaituba, onde existe uma ligação terrestre ligando o Pará ao Amazonas”, destacou o chefe do executivo. 

Foto: Alex Ribeiro – Ag. Pará

Aeroportos

O governador Helder Barbalho solicitou informações à Infraero e à Agência Nacional de Aviação Civil, quanto às medidas, urgentes, de prevenção ao Coronavírus em voos vindos do Amazonas em direção ao Pará. A medida se fez necessária visto o aumento considerável dos casos positivos da doença no estado vizinho.  

“O transporte aéreo é de estrita responsabilidade do Governo Federal por meio da Agência Nacional de Aviação Civil. Nós não temos controle sobre o transporte comercial aéreo. No dia de hoje, eu enviei para a Infraero e para a Anac, pedido de respostas emergenciais de quais providências estão sendo feitas nos aeroportos que possuem voos originários de Manaus, do Estado do Amazonas para o nosso Estado. Para que, com essas informações, nós possamos tomar as decisões necessárias”, disse Helder.

O governador também solicitou detalhes dos procedimentos que estão sendo realizados nos aeroportos paraenses. Ofícios foram enviados ao Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro, Aeroporto Internacional de Santarém — Maestro Wilson Fonseca, Aeroporto Interestadual de Altamira, Aeroporto de Marabá – João Correa da Rocha, Aeroporto de Carajás/Parauapebas e ao Aeroporto Belém Brigadeiro Protásio, na Capital.

“Ao mesmo tempo, já estamos solicitando que seja feito um reforço da vigilância sanitária para o receptivo a esses passageiros com verificação de temperatura, averiguação de sintomas da Covid”, enfatizou Helder Barbalho.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade