Manaus 30º • Nublado
Segunda, 27 Junho 2022

Conhecendo a Amazônia: Museu Goeldi abre inscrição para turmas do Clube do Pesquisador Mirim

O Clube do Pesquisador Mirim, atividade educativa mais popular do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), está de volta com atividades presenciais. A instituição lançou edital para o preenchimento de 60 vagas destinadas a estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública e privada da Região Metropolitana de Belém. O período para realizar a inscrição segue até o dia 20 de abril.

O Clube é uma atividade do Serviço de Educação (SEEDU) do Museu Goeldi com programação estendida por um ano inteiro. Os interessados passam por uma seleção e os classificados atuarão em 3 grupo de estudos. Em 2022, os temas ofertados são: Biodiversidade Amazônica, Segredos Amazônicos e O Mundo dos Fósseis Amazônicos.

Para participar do processo seletivo, o responsável pelo estudante deve apresentar o boletim escolar, carteira de estudante ou declaração da escola que comprove a série que o aluno está cursando. A documentação deve ser entregue no Serviço de Educação do Museu Goeldi, que está localizado no Parque Zoobotânico da instituição, em Belém, sendo a entrada de acesso a portaria da Travessa Nove de Janeiro. No ato da entrega do documento, será necessário preencher a ficha de inscrição e apresentar o comprovante de vacinação Covid-19 dos candidatos.

Foto: Divulgação/Museu Goeldi

Seleção

Os novos inscritos passarão por duas etapas de seleção: entrevista oral e atividades em grupos de trabalho. Na entrevista, os candidatos conversam sobre o Clube do Pesquisador Mirim, o Museu Goeldi, o tema que despertou o interesse do candidato e a disponibilidade em participar do Clube.

Já na etapa de atividades em grupos é observado a interação dos candidatos em desenvolvimento de trabalhos coletivos, como a produção de cartazes, textos e desenhos, considerando o tema escolhido. Nesta fase, será considerada a participação, a receptividade nas atividades propostas, motivação para realizar as atividades em grupo, cooperação, coerência e domínio das ideias sobre o trabalho apresentado.

Para os candidatos veteranos, a seleção será realizada por meio de uma prova escrita e questionário, e também será considerado a avaliação do instrutor do grupo em que o pesquisador mirim já participou.

A lista de aprovados na seleção será divulgada a partir do dia 02 de maio e poderá ser consultada por meio de cartazes fixados na portaria do Parque Zoobotânico, no Portal e nas mídias sociais da Instituição.

Confira o edital e tenha mais informações.

Clube do Pesquisador Mirim

Desde 1997, o Clube é uma ação educativa que oportuniza aos participantes o acompanhamento de pesquisas realizadas no Museu Goeldi e os primeiros contatos com métodos e técnicas científicas. Os encontros do Clube são semanais, em dias e horários definidos no início do ano, com realização de atividades visando o desenvolvimento das pesquisas. De acordo com a temática do grupo, podem ser realizadas pesquisas de campo e excursões a outros ambientes. Os pesquisadores mirins compartilham o resultado de suas investigações através da confecção de diferentes materiais, como cartilhas, vídeos, kits e jogos educativos. 

...

Você sabia que a Amazônia contém 13 regiões com espécies de plantas diferentes? - Portal Amazônia

De acordo com um estudo publicado na revista britânica 'Journal of Ecology', a floresta amazônica contém 13 regiões diferentes, cada qual com espécies de plantas particulares.

Veja mais notícias sobre Pará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 27 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/