Conhecendo a Amazônia: Museu Goeldi abre inscrição para turmas do Clube do Pesquisador Mirim

O Clube é uma ação educativa que oportuniza aos participantes o contato com os primeiros métodos e técnicas científicas

O Clube do Pesquisador Mirim, atividade educativa mais popular do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), está de volta com atividades presenciais. A instituição lançou edital para o preenchimento de 60 vagas destinadas a estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública e privada da Região Metropolitana de Belém. O período para realizar a inscrição segue até o dia 20 de abril.

O Clube é uma atividade do Serviço de Educação (SEEDU) do Museu Goeldi com programação estendida por um ano inteiro. Os interessados passam por uma seleção e os classificados atuarão em 3 grupo de estudos. Em 2022, os temas ofertados são: Biodiversidade Amazônica, Segredos Amazônicos e O Mundo dos Fósseis Amazônicos.

Para participar do processo seletivo, o responsável pelo estudante deve apresentar o boletim escolar, carteira de estudante ou declaração da escola que comprove a série que o aluno está cursando. A documentação deve ser entregue no Serviço de Educação do Museu Goeldi, que está localizado no Parque Zoobotânico da instituição, em Belém, sendo a entrada de acesso a portaria da Travessa Nove de Janeiro. No ato da entrega do documento, será necessário preencher a ficha de inscrição e apresentar o comprovante de vacinação Covid-19 dos candidatos.

Foto: Divulgação/Museu Goeldi

Seleção

Os novos inscritos passarão por duas etapas de seleção: entrevista oral e atividades em grupos de trabalho. Na entrevista, os candidatos conversam sobre o Clube do Pesquisador Mirim, o Museu Goeldi, o tema que despertou o interesse do candidato e a disponibilidade em participar do Clube.

Já na etapa de atividades em grupos é observado a interação dos candidatos em desenvolvimento de trabalhos coletivos, como a produção de cartazes, textos e desenhos, considerando o tema escolhido. Nesta fase, será considerada a participação, a receptividade nas atividades propostas, motivação para realizar as atividades em grupo, cooperação, coerência e domínio das ideias sobre o trabalho apresentado.

Para os candidatos veteranos, a seleção será realizada por meio de uma prova escrita e questionário, e também será considerado a avaliação do instrutor do grupo em que o pesquisador mirim já participou.

A lista de aprovados na seleção será divulgada a partir do dia 02 de maio e poderá ser consultada por meio de cartazes fixados na portaria do Parque Zoobotânico, no Portal e nas mídias sociais da Instituição.

Confira o edital e tenha mais informações.

Clube do Pesquisador Mirim

Desde 1997, o Clube é uma ação educativa que oportuniza aos participantes o acompanhamento de pesquisas realizadas no Museu Goeldi e os primeiros contatos com métodos e técnicas científicas. Os encontros do Clube são semanais, em dias e horários definidos no início do ano, com realização de atividades visando o desenvolvimento das pesquisas. De acordo com a temática do grupo, podem ser realizadas pesquisas de campo e excursões a outros ambientes. Os pesquisadores mirins compartilham o resultado de suas investigações através da confecção de diferentes materiais, como cartilhas, vídeos, kits e jogos educativos. 


...

Você sabia que a Amazônia contém 13 regiões com espécies de plantas diferentes? – Portal Amazônia

De acordo com um estudo publicado na revista britânica ‘Journal of Ecology’, a floresta amazônica contém 13 regiões diferentes, cada qual com espécies de plantas particulares.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade