Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Junho 2022

Pesquisadores estudam extração sustentável de óleo com árvores nativas da Amazônia

oleos-essenciais

Uma pesquisa realizada no Amazonas tem analisado a extração sustentável de óleo a partir de árvores nativas. A pesquisa é desenvolvida em áreas de várzea da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), nos setores Jarauá, Horizonte e Mamirauá, sob a coordenação da bióloga, doutora Darlene Gris, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

Uma das árvores estudadas é Louro Inamuí, comum em área de várzea do Médio Solimões, e principal espécie utilizada no estudo. É um tipo de árvore apreciada no mercado regional para produção de móveis e construção em geral dos ribeirinhos.

Foto: Divulgação

De acordo com a pesquisadora Darlene Gris, os resultados permitirão conhecer melhor os potenciais da extração e as formas mais rentáveis e sustentáveis de obter esses óleos essenciais.

"Essas informações poderão auxiliar em futuros programas de manejo dessa e de outras espécies pelas comunidades ribeirinhas dessas localidades, trazendo uma nova fonte de renda baseada em produtos não madeireiros e mantendo a cultura dos ribeirinhos na obtenção de produtos naturais"

afirmou.

A pesquisa, ainda em andamento, deve analisar também os impactos econômicos, a prospecção dos óleos essenciais produzidos pela espécie, a qualidade e as possibilidades de exploração desses óleos nas várzeas da Amazônia Central.

A parte laboratorial para quantificação, identificação e análise dos compostos dos óleos essenciais está em fase inicial. A previsão é que o estudo seja concluído até o fim deste ano.


Veja mais notícias sobre AmazôniaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/