Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Setembro 2022

Confira 10 coisas que podem ser encontradas no Mercado Ver-O-Peso em Belém

Confira 10 coisas que podem ser encontradas no Mercado Ver-O-Peso em Belém

O Mercado-Ver-O-Peso, em Belém (PA), é considerado um dos mercados públicos mais antigos do país, inaugurado em 1625 no antigo Porto do Pirí. A então conhecida como Casa de "Haver o Peso" inicialmente era apenas um posto de aferição de mercadorias e arrecadação de impostos que viria a constituir um grande mercado aberto.

Além disso, é o maior mercado a céu aberto da América Latina. O local é parte de um complexo arquitetônico que possui 25 mil metros quadrados, junto com o Mercado da Carne, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira. 

Localizado às margens da Baía do Guajará, na bela região de encontro entre os rios Acará e Guamá, atrai cerca de 20 mil pessoas diariamente e foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio histórico em 1977.

No mercado é possível sentir uma mistura de cheiros e conhecer variedades de produtos típicos regionais. Confira o que pode encontrar por lá:

Foto: Reprodução/UFPA

Ingredientes para banhos medicinais

Na Região Norte, é muito comum na crença popular as pessoas tomarem banhos medicinais cujo ingredientes são a base de plantas e misturas feitas de diversas formas.

As chamadas "Garrafadas" também podem ser encontradas no mercado Ver-o-Peso. Uma das bancas mais reconhecidas do mercado é da ilustre Beth Cheirosinha, que atua há mais de 50 anos no ramo dos banhos e garrafadas.

Foto: Reprodução/Instagram-bethcheirosinha.oficial

Artesanato

Item obrigatório em mercados do tipo. No Ver-O-Peso, o artesanato marajoara é muito presente, de brincos, colares, pulseiras à pratos, bolsas, decoração, cestarias, entre outros produtos.

Foto: Reprodução / Ana Elisa Teixeira - Viagens e Rotas

Cachaças de Jambu

O aguardente conhecido como 'Cachaça de Jambu' é feito de água, cachaça, açúcar e extrato de jambu, muito conhecido por deixar a boca adormecida. 

Foto: Reprodução / Guia Melhores Destinos

Licores Artesanais

Os licores possuem um preparo mais complexo, no qual são preparados a partir de bebidas alcoólicas aromatizadas com frutos, sementes ou ervas e adoçados com açúcar ou mel.

Foto: Reprodução / O que vi pelo mundo

Comidas frescas

Você também poderá encontrar no mercadão, mantas de pirarucu frescas e camarão de variados tamanhos. Outras opções também estão os peixes de água doce, caranguejos e carnes bovinas.

Foto: Reprodução / Guia Melhores Destinos

Farinha

Outro item obrigatório em mercados da Região Norte: diversos tipos de farinha, incluindo a mais popular, a uarini.

Leia também: Farinha d'água ou Farinha ovinha? Conheça as diferenças das farinhas de mandioca

Foto: Reprodução / Tripadvisor

Frutas regionais

Como toda feira, não poderia faltar frutas regionais, que fazem parte da Amazônia. Você pode encontrar cachos de pupunha, tucumã, açaí, castanha-do-pará, cupuaçu, entre outros.

Foto: Reprodução / Matraqueando

Temperos

E claro, que também não podem faltar os temperos. Cheiro verde, jambu, couve, limão, o mercado oferece essas opções, além de verduras e legumes.

Foto: Reprodução / Coma lá em casa

Comidas típicas

Se bater a fome durante as compras, o mercado também oferece comidas feitas na hora, como tacacá, peixe frito com açaí, maniçoba, entre outros lanches.

Foto: Reprodução / Tripadvisor

Tucupi

O molho de tucupi, muito presente na culinária nortista, em especial faz complemento com o tacacá e o pato no tucupi. O tucupi é um líquido fermentado extraído da mandioca-brava, com um aroma bastante forte. Quando feito o molho é adicionado pimenta para ficar com um gosto picante.

Foto: Pedro Rodrigues/Pinterest

E aí? O que mais podemos encontrar no Ver-O-Peso?


Veja mais notícias sobre TurismoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/