Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Setembro 2022

Direto da Bolívia: cientistas descobrem nova espécie de vitória-régia gigante em Londres

Quem conhece ícones da Amazônia certamente consegue identificar uma das mais populares plantas da região: a vitória-régia. A planta aquática é gigante e agora uma nova espécie foi descrita. O "detalhe" é que ela foi tratada com a identidade errada durante 177 anos. A descoberta foi feita por equipe de cientistas do Royal Botanic Gardens em Kew, distrito de Londres (Inglaterra), onde a espécie está localizada.

O estudo publicado na revista Frontiers in Plant Science revelou que esta é a maior espécie de vitória-régia do mundo e seus primeiros espécimes, com folhas que podem crescer até três metros de largura, foram levados pela primeira vez para o Reino Unido, direto da Bolívia, em 1852. Inclusive seu nome foi dado em homenagem à rainha Vitória, na época. Assim, a espécie agora identificada como originária da Bolívia, esteve no herbário de Kew o tempo todo e era tratada com a identidade errada. 

Foto: Divulgação/Kew Royal Botanic Gardens

Os cientistas inicialmente acreditavam que havia apenas duas subespécies: a Victoria amazonica e a Victoria cruziana. Com essa descoberta, adiciona-se uma terceira: a Victoria boliviana, que ganhou esse nome em homenagem aos parceiros bolivianos da equipe de pesquisa. 

O líder de pesquisa nas Américas, o pesquisador senior do Royal Botanic Gardens, Alexandre Monro, declarou que com a taxa de perda de biodiversidade, a descrição de novas espécies é fundamental e que espera que esta pesquisa seja inspiradora para cientistas em todo o mundo.

Foto: Divulgação/Kew Royal Botanic Gardens

O líder da equipe de pesquisa, Carlos Magdalena, suspeitou durante anos da existência dessa terceira espécie, mas somente após receber uma coleção de sementes do Jardim Botânico Santa Cruz de La Sierra e Jardins La Rinconada, ambos bolivianos, em 2016, é que conseguiu confirmar, comparando com as demais espécies.


Veja mais notícias sobre Amazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/