Manaus 30º • Nublado
Segunda, 29 Novembro 2021

Verdade ou mito: A vitória-régia é capaz de carregar uma pessoa?

e7cfa0f45c1a1a4d24db9305cd6df80_20211124-174233_1
Foto: Paulo Pereira/Cedida

Você provavelmente já deve ter visto algum ensaio fotográfico em que tinha uma pessoa sentada ou deitada sobre uma vitória-régia (Victoria amazonica). Em Manaus (AM), o Atelier Cláudio Andrade, onde a foto acima foi tirada, é bastante procurado por quem deseja registro diferentes e inovadores.

A vitória-régia que vemos na imagem não é real, mas a criatividade e o resultado da produção muita das vezes nos faz pensar: Será que é realmente possível sentar ou até ficar em pé nesta planta?

Considerada uma das maiores plantas aquáticas que existem, a vitória-régia possui uma grande folha circular que chegam a medir mais de dois metros de diâmetro e as folhas possuem uma dobra em toda a borda com cerca de dez centímetros de altura.

Foto: Reprodução/Pinterest

Primeiramente é necessário entender como é o funcionamento e estrutura da vitória-régia. Ao contrário do que muitos imaginam, a planta não boia livremente no rio. Nativa da região Amazônica, ela fica presa ao fundo do rio por raízes grossas (semelhantes à veias) que dão sustentação ao caule. Dele, saem hastes compridas e espinhentas para afastar predadores.

No período de chuvas, a planta escoa a água das chuvas para o lago, uma vez que possuem canais de escoamento e duas fendas laterais.

Foto: Reprodução/Pinterest

A verdade é que depende. Devido a sua estrutura e formação, a vitória-régia não suporta o peso de uma pessoa adulta. O doutor em botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Cid Ferreira, explica:

Suas folhas são circulares, podendo atingir até três metros de diâmetro, suas bordas são relevantes. Seu caule apresenta estruturas diferenciadas para o armazenamento de ar, permitindo que a planta flutue. Tudo isso contribui para a folha suportar 30 quilos ou mais, depende muito do tamanho da folha e, claro, do peso da pessoa.

Cid Ferreira
É o que acontece nas gravações de 'Tainá - A Origem', o terceiro filme infanto-juvenil sobre a personagem indígena Tainá. Nele, a protagonista fica em cima da planta amazônica.
Foto: Reprodução/Pinterest

Outro momento que vitórias-régias entraram em destaque na mídia internacional foi no clipe 'Is that for me' de Anitta com o Dj sueco Alesso. A cantora não chegou a subir na vitória-régia, mas entrou em um lago repleto delas. 

Foto: Reprodução/YouTube - Anitta

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/