A vitória-régia é um símbolo da Amazônia. Considerada a maior planta aquática do mundo e com a maior flor das américas, a planta desperta a curiosidade tanto em turistas como nos próprios moradores da Amazônia devido sua beleza, mitos e lendas, além das particularidades gastronômicas.
O nome científico da planta é Victoria amazonica contudo, é conhecida também por outros nomes como ‘jaçanã’, ‘milho do rio’ e ‘cará d’água’. Então de onde vem o popular nome pelo qual é conhecida a planta mundialmente? O Portal Amazônia conversou com um especialista e responde: Por que a vitória-régia tem esse nome?
Com a flor que chega a três metros de diâmetro, a vitória-régia foi descoberta em 1801 pelo botânico P. T. Haenke em um afluente do Amazonas. Mas, apenas em 1865, a planta ganhou esse nome, pelo botânico inglês John Lindley, em homenagem à rainha Vitória, do Reino Unido, cujo reinado ficou conhecido como Era Vitoriana.
O botânico John Lindley participou de uma expedição à região amazônica nesse período e levou sementes da planta para os jardins do palácio da rainha.
O botânico e doutor em Fitotecnia-Horticultura, Valdely Kinupp, conta mais sobre a origem do nome:
“A vitória-régia também pode ser chamada de Victoria amazônica. Victoria é uma homenagem à rainha da Inglaterra. Amazonica é em relação à planície amazônica, à área amazônica; e régia, que está na boca do povo, é uma dupla homenagem à realeza britânica. [Em resumo] Victoria vem da era vitoriana e régia da realeza, de real”.
Valdely Kinupp
Quem foi a rainha Vitória?
Nascida em Londres, na Inglaterra, em 24 de maio de 1819, Alexandrina Vitória assumiu o trono com 18 anos. Casou-se com um primo, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha, em 1840, e com ele teve nove filhos.
Governou o Reino Unido de 1837 a 1901, sendo o maior reinado britânico até então. A Era Vitoriana, como ficou conhecido o período, foi marcada pelo conservadorismo. A rainha faleceu em janeiro de 1901, aos 81 anos.
Outros nomes
Valdely Kinupp comenta também sobre a importância de resgate dos outros nomes da planta. Ele relata que a vitória-régia também é conhecida como ‘milho do rio’ porque as sementes da planta são usadas como milho – pode até render como pipoca-, e ‘cará d’agua’ porque sua batata é usada como se fosse um cará.
Um dos fatos poucos conhecidos são suas propriedades gastronômicas, por ser uma planta alimentícia não-convencional (PANC).