Manaus 30º • Nublado
Domingo, 23 Janeiro 2022

Por que a vitória-régia tem esse nome?

Sem-nome-750-x-640-px-750-x-450-p_20220106-175535_1

A vitória-régia é um símbolo da Amazônia. Considerada a maior planta aquática do mundo e com a maior flor das américas, a planta desperta a curiosidade tanto em turistas como nos próprios moradores da Amazônia devido sua beleza, mitos e lendas, além das particularidades gastronômicas.

O nome científico da planta é Victoria amazonica contudo, é conhecida também por outros nomes como 'jaçanã', 'milho do rio' e 'cará d'água'. Então de onde vem o popular nome pelo qual é conhecida a planta mundialmente? O Portal Amazônia conversou com um especialista e responde: Por que a vitória-régia tem esse nome?

Foto: Tadeu Rocha/Cedida

Com a flor que chega a três metros de diâmetro, a vitória-régia foi descoberta em 1801 pelo botânico P. T. Haenke em um afluente do Amazonas. Mas, apenas em 1865, a planta ganhou esse nome, pelo botânico inglês John Lindley, em homenagem à rainha Vitória, do Reino Unido, cujo reinado ficou conhecido como Era Vitoriana.

O botânico John Lindley participou de uma expedição à região amazônica nesse período e levou sementes da planta para os jardins do palácio da rainha.

Arte: Portal Amazônia

 O botânico e doutor em Fitotecnia-Horticultura, Valdely Kinupp, conta mais sobre a origem do nome:

"A vitória-régia também pode ser chamada de Victoria amazônica. Victoria é uma homenagem à rainha da Inglaterra. Amazonica é em relação à planície amazônica, à área amazônica; e régia, que está na boca do povo, é uma dupla homenagem à realeza britânica. [Em resumo] Victoria vem da era vitoriana e régia da realeza, de real".

Valdely Kinupp
Foto: /Gigantes do Mundo

Quem foi a rainha Vitória?

Nascida em Londres, na Inglaterra, em 24 de maio de 1819, Alexandrina Vitória assumiu o trono com 18 anos. Casou-se com um primo, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha, em 1840, e com ele teve nove filhos.

Governou o Reino Unido de 1837 a 1901, sendo o maior reinado britânico até então. A Era Vitoriana, como ficou conhecido o período, foi marcada pelo conservadorismo. A rainha faleceu em janeiro de 1901, aos 81 anos.

Outros nomes 

Valdely Kinupp comenta também sobre a importância de resgate dos outros nomes da planta. Ele relata que a vitória-régia também é conhecida como 'milho do rio' porque as sementes da planta são usadas como milho - pode até render como pipoca-, e 'cará d'agua' porque sua batata é usada como se fosse um cará. 

Um dos fatos poucos conhecidos são suas propriedades gastronômicas, por ser uma planta alimentícia não-convencional (PANC).

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 23 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/