Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

Conheça a arepa, um alimento colombiano tradicional e versátil

b2ap3_large_Discover-the-different-types-of-corn-cakes-in-Colombia-Colombia-Country-Brand-

As arepas são mais conhecidas como bolos de milho feitos de massa de milho ou farinha de milho pré-cozida em forma circular plana, semelhante a uma panqueca. Pode ser cozida na grelha, frita ou assada. Na maioria das vezes, as arepas colombianas são a melhor companhia para outros pratos, como Bandeja Paisa ou tamales. 

Por outro lado, as arepas também podem ser recheadas com outros ingredientes como carne moída, ovo ou queijo, tornando-se um prato à parte e uma verdadeira comida reconfortante.

A história desses bolos de milho remonta à conquista espanhola na era pré-colombiana, quando os diferentes grupos indígenas colhiam o milho e faziam vários preparos por considerá-lo um presente dos deuses.

Embora existam mais de 40 tipos de bolos de milho na Colômbia, aqui estão os mais famosos do país:

Arepa é um prato típico colombiano. Foto: Reprodução/Governo da Colômbia

'Arepa e' huevo' 

Uma das arepas colombianas mais famosas que se pode encontrar é a 'arepa e' huevo', praticamente a refeição mais representativa da costa caribenha. Esta arepa é um bolo de milho amarelo frito recheado com um ovo inteiro dentro. 

Parece bem simples, mas cozinhá-lo exige muita técnica desde o preparo da massa até cada etapa do cozimento. A beleza dela está na sua versatilidade: as pessoas podem saborear no café da manhã, no almoço ou até no jantar. Qualquer hora é boa para experimentar essa iguaria.

As origens desta famosa arepa colombiana ainda são desconhecidas. Existe uma clara disputa entre Barranquilla e Cartagena, pois ambas as cidades afirmam ser as inventoras deste bolo de milho. No primeiro, é conhecido como 'arepa e' huevo', pois é recheado apenas com ovos. Em Cartagena, é conhecido como 'empanada' (outro tipo de salgadinho de milho frito) com ovo e carne. No entanto, a preparação é a mesma, apenas o recheio muda.

As mulheres herdaram a tradição de descendentes dedicadas à fabricação de arepas. Fruto da herança do milho autóctone, das tortilhas espanholas e das frituras africanas, este nutritivo bolo de milho é transmitido de geração em geração há quase 200 anos e é uma das principais fontes de alimentação de todas as pessoas que percorrem a estrada de Cordialidad. Esta experiência é obrigatória para os turistas que visitam o país.

Arepa de Choclo: a doce e a salgada

Choclo é a palavra quéchua para 'milho tenro', que se refere ao milho recém colhido. Portanto, arepa de choclo é o bolo de milho feito com milho doce e tenro, que ao ser misturado com manteiga derretida e ovos forma uma massa que depois é cozida em pequenas porções em uma frigideira aquecida. Esta preparação é semelhante à das panquecas.

Algumas variações da arepa de choclo envolvem partir o bolo de milho e colocar queijo semelhante a um sanduíche. Outras vezes, diferentes tipos de queijo como requeijão, mussarela ou queijo fresco são usados para recheá-lo. Esse bolo de milho doce pode fazer parte de um café da manhã ou pode ser servido com chocolate quente no final da tarde.

Arepa de choclo é encontrada em todas as regiões da Colômbia. No entanto, sabe-se que foi notada pela primeira vez nas regiões de Antioquia, Valle del Cauca e Risaralda. Estas regiões estão próximas da Paisagem Cultural Cafeeira, inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO em 2011 , reconhecimento atribuído por constituir um exemplo marcante da adaptação humana às difíceis condições geográficas em que se desenvolve a cafeicultura de encosta e montanha.

Esta área abriga uma grande biodiversidade, como as palmeiras de cera mais altas do mundo no Vale do Cocora, um habitat também conhecido por suas muitas espécies de aves.

Arepas podem ser salgadas ou doces. Foto: Reprodução/Governo da Colômbia

A mais doce das arepas colombianas: arepa boyacense

Arepa Boyacense é um bolo de milho grosso, arredondado e preparado com farinha de milho amarela pré-cozida ou milho amarelo seco. Outros ingredientes para preparar a massa incluem leite, manteiga, sal e açúcar ou panela (melaço) para dar um sabor doce notório.

Pode ser cozinhado na chapa quente, na frigideira ou no forno a lenha. Semelhante à arepa de choclo, geralmente é recheada com requeijão ou queijo fresco. Este bolo de milho doce costuma ser servido como parte do café da manhã ou lanche durante o dia.

Na parte central do país, a cordilheira dos Andes orientais abriga a região de Boyacá e uma pequena cidade chamada Ramiriquí. Famosa por seus habitantes amigáveis, seu patrimônio arqueológico, terras férteis para a colheita de milho e a tradição fazer arepas boyacenses.

A cidade possui uma das maiores áreas rurais da Colômbia, cercada pela bela paisagem de montanhas verdes e pássaros coloridos onde mais de 6.000 agricultores trabalham a terra para preparar a farinha do bolo de milho doce em um processo que dura até oito meses. Por isso, todos os anos o município celebra a festa internacional "do milho, do gole e da arepa".

O estilo clássico: arepa paisa

A arepa paisa pode parecer a mais simples de todas as arepas colombianas, o que pode explicar por que combina com tudo. É fina, branca e a massa é puramente à base de milho com farelo sem adição de sal. Por isso, é a base perfeita para manteiga, queijo fresco ou até Hogao (molho de tomate e cebola com especiarias).

Por outro lado, também podem ser recheadas e cozidas na brasa para manter o sabor característico. A arepa paisa é um acompanhamento imperdível de todos os cafés da manhã da região e, como as outras arepas, pode ser saboreada em todas as refeições do dia.

A segunda maior região da Colômbia, Antioquia, abriga uma das cidades mais visitadas do país: Medellín. Uma cidade conhecida por ser o polo tecnologicamente mais avançado do país e uma das cidades mais inovadoras do mundo. A região também é um motor econômico da Colômbia, pois muitas atividades produtivas ocorrem aqui, desde a pecuária até a indústria têxtil.

Os paisas (o povo da região) são famosos por serem grandes anfitriões, trabalhadores e indivíduos muito inovadores. Nas montanhas da região, as famílias preparam a massa cozinhando o milho, pois não há lugar para a farinha pré-cozida no preparo da arepa paisa. Este prato é não só o suporte de cada refeição do dia em família como também o seu rendimento diário.

Arepas podem ser servidos no café da manhã, almoço ou jantar. Foto: Reprodução/Governo Colômbia

Arepa de chicharron

Chicharrón, ou torresmo frito, é facilmente um dos pratos mais saborosos da culinária colombiana. É por isso que é encontrado como acompanhamento em muitos pratos regionais, como a bandeja paisa. Arepa de chicharron, ou arepa santandereana, é um bolo de milho que leva milho moído, chicharrón e mandioca na mesma massa, deixando-os muito mais saborosos e crocantes. Essa arepa também é grelhada dos dois lados em fogo médio e é a companhia perfeita para ovos mexidos, sopas ou carne de vaca.

No norte da Colômbia você encontrará a região de Santander, um lugar importante durante a luta pela independência do país e onde as arepas de chicharron são famosas. Ao mesmo tempo, uma região conhecida por ser repleta de escapadas na natureza e esportes radicais de aventura, como rafting, parapente, espeleologia em cavernas, bungee jumping, entre outros. Na verdade, é o lar do segundo maior cânion do mundo: Cañón del Chicamocha. Não é à toa que essas arepas carregam a carne extra que você precisa para realizar todas as atividades da região.

Arepas possuem diversas versões em cada região. Foto: Reprodução/Governo da Colômbia

Veja mais notícias sobre GastronomiaAmazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 31 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/