Manaus 30º • Nublado
Segunda, 30 Janeiro 2023

Seis bebidas para conhecer as raízes culturais colombianas

Foto: Reprodução/Wikipedia

Os colombianos são famosos por seu amor por festas e o país tem várias bebidas que acompanham os momentos de diversão. As bebidas alcoólicas são servidas para brindes comemorativos ou como acompanhamentos de refeições especiais. 

Estas bebidas têm muitas vezes fortes raízes culturais e até mesmo os seus preparativos podem fazer parte de uma celebração. Conheça seis das favoritas:

Aguardente 

Aguardiente ou aguardente, que significa literalmente "água ardente" em português, é a bebida tradicional mais popular da Colômbia. É uma bebida com sabor de anis, feita a partir de cana-de-açúcar. A maioria das regiões produz sua própria variedade, com sabores diferentes quando se varia a quantidade de anis usada na preparação. 

A aguardente é mais popular nas áreas andinas da Colômbia, onde geralmente é bebida pura. Às vezes é referido pelo seu apelido, "guaro".

Foto: David Berkowitz/Flickr

Canelazo

Canelazo é a resposta quente e reconfortante à aguardente, consumida principalmente nos Andes, onde noites frias e chuvas fortes não são incomuns. 

Canelazo é geralmente feito misturando aguardente com açúcar ou panela (açúcar de cana integral não refinado) e adicionando-o à água quente fervida com canela. 

Esta bebida é particularmente popular no Natal e às vezes é feita com cravo ou com suco de frutas para variar o sabor.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Sabajon 

Sabajon é outro favorito de Natal. Uma bebida cremosa feita também com aguardente ou com rum. Qualquer um desses destilados pode ser misturado com leite integral, leite condensado, gemas de ovo, açúcar e baunilha para fazer sajabon.

Geralmente é servido polvilhado com canela e as famílias colombianas mantêm um jarro pré-fabricado da bebida em sua geladeira, pronto para visitantes inesperados ou reuniões familiares improvisadas.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Refajo 

Refajo é uma mistura fácil de fazer, produzida com cerveja  e uma bebida de cola não alcoólica que é vendida em todo o país. O refajo é frequentemente servido em restaurantes colombianos ou em churrascos e almoços ao ar livre em dias ensolarados.

Esta bebida é considerada refrescante e é muitas vezes escolhida porque tem um teor alcoólico mais baixo do que muitas outras opções, embora também possa ser servida com uma dose de aguardente.

Foto: Reprodução/Juan Pernía

Biche 

Biche é uma bebida tradicional da costa do Pacífico da Colômbia. É feito a partir de caldo de cana destilado e tem um volume de álcool de cerca de 35%. Durante séculos, foi bebido pelos povos indígenas para curar tudo, desde dores de estômago a picadas de cobra e aumentar sua fertilidade. 

As mulheres, conhecidas como sacadoras, geralmente preparam biche e é uma parte forte da cultura da região, particularmente em Cali.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Lulada

Lulada é outro especial da costa do Pacífico. A bebida é baseada na fruta lulo, que tem um sabor cítrico. É amassado e misturado com suco de limão, água, açúcar, gelo triturado e uma dose de vodka. A bebida é popular em festas, muitas vezes em climas mais quentes. 

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Veja mais notícias sobre GastronomiaAmazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 30 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/