Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Junho 2022

Vila Olímpica de Manaus celebra 32 anos de fundação

sososososos

Em Manaus, um dos locais que mais 'viu' a formação de talentos do esporte amazonense está celebrando mais um ano de existência. Neste sábado (26), a Vila Olímpica completou 32 anos e a data emociona vários atletas que já competiram e/ou treinaram no espaço.

O Centro de treinamento e competições oficiais para diversas modalidades, a Vila Olímpica conta com uma área de 202.775 metros quadrados, projetos de iniciação esportiva e programação para o público geral.

O espaço é administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Foto: Divulgação/Faar

Referência nacional, a Vila foi inaugurada em 26 de Março de 1990 e conta com quadras para práticas de esportes coletivos e individuais; um centro de ginástica; um ginásio para a prática de tênis de mesa; uma sala para o treinamento de boxe; uma pista de atletismo, com arquibancada para um público de 1.500 pessoas; um kartódromo e uma piscina nos padrões olímpicos.

Medalhista nas Olimpíadas de Pequim 2008, o amazonense Sandro Viana compõe o quadro de coordenadores do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).

"Foi na Vila Olímpica que eu tive acesso ao esporte olímpico, conheci o atletismo e conquistei grandes títulos para o Amazonas, hoje tenho a oportunidade de passar todo meu conhecimento a crianças e jovens que sonham em viver do esporte", relatou Sandro.

Outra atleta que iniciou sua carreira na Vila Olímpica foi a ex-ginasta da Seleção Brasileira Bianca Maia Mendonça, que estreou na ginástica aos seis anos, em 1999.


Foto: Divulgação/Faar

Hoje, sua mãe, Samia Maia, compõe o quadro de professores do projeto "Campeões da Vila", instruindo meninas e meninos que sonham em representar o estado na modalidade.

"Foi na Vila Olímpica, que minha filha (Bianca Maia) começou a praticar ginástica e através desse esporte ela conquistou títulos para o Amazonas e para o Brasil. A Vila também é o local onde eu trabalho e tenho muito orgulho de saber que daqui saem atletas para conquistar o mundo", comentou a professora de ginástica da Vila.

Projetos
Atualmente a Vila Olímpica é sede do núcleo do Pelci que oferece de forma gratuita aulas de atletismo. Modalidades como futsal, basquete, vôlei, handebol, ginástica rítmica e artística, judô, xadrez, tênis de mesa e luta olímpica acontecem na Vila através do projeto de iniciação esportiva "Campeões da Vila".


A Vila, também, é o espaço onde pacientes do RespirAR realizam o processo de reabilitação contra as sequelas da Covid-19. Além de oferecer ao público geral atividades de caminhada orientada, de segunda a sexta-feira; aulas de ritmos e funcional, de segunda às quartas-feiras.  

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/