Vila Olímpica de Manaus celebra 32 anos de fundação

Sede de treinamento e competições oficiais, a Vila é celeiro de grandes nomes do esporte amazonense

Em Manaus, um dos locais que mais ‘viu’ a formação de talentos do esporte amazonense está celebrando mais um ano de existência. Neste sábado (26), a Vila Olímpica completou 32 anos e a data emociona vários atletas que já competiram e/ou treinaram no espaço.

O Centro de treinamento e competições oficiais para diversas modalidades, a Vila Olímpica conta com uma área de 202.775 metros quadrados, projetos de iniciação esportiva e programação para o público geral.

O espaço é administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Foto: Divulgação/Faar

Referência nacional, a Vila foi inaugurada em 26 de Março de 1990 e conta com quadras para práticas de esportes coletivos e individuais; um centro de ginástica; um ginásio para a prática de tênis de mesa; uma sala para o treinamento de boxe; uma pista de atletismo, com arquibancada para um público de 1.500 pessoas; um kartódromo e uma piscina nos padrões olímpicos.

Medalhista nas Olimpíadas de Pequim 2008, o amazonense Sandro Viana compõe o quadro de coordenadores do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).

“Foi na Vila Olímpica que eu tive acesso ao esporte olímpico, conheci o atletismo e conquistei grandes títulos para o Amazonas, hoje tenho a oportunidade de passar todo meu conhecimento a crianças e jovens que sonham em viver do esporte”, relatou Sandro.

Outra atleta que iniciou sua carreira na Vila Olímpica foi a ex-ginasta da Seleção Brasileira Bianca Maia Mendonça, que estreou na ginástica aos seis anos, em 1999.

Foto: Divulgação/Faar

Hoje, sua mãe, Samia Maia, compõe o quadro de professores do projeto “Campeões da Vila”, instruindo meninas e meninos que sonham em representar o estado na modalidade.

“Foi na Vila Olímpica, que minha filha (Bianca Maia) começou a praticar ginástica e através desse esporte ela conquistou títulos para o Amazonas e para o Brasil. A Vila também é o local onde eu trabalho e tenho muito orgulho de saber que daqui saem atletas para conquistar o mundo”, comentou a professora de ginástica da Vila.

Projetos
Atualmente a Vila Olímpica é sede do núcleo do Pelci que oferece de forma gratuita aulas de atletismo. Modalidades como futsal, basquete, vôlei, handebol, ginástica rítmica e artística, judô, xadrez, tênis de mesa e luta olímpica acontecem na Vila através do projeto de iniciação esportiva “Campeões da Vila”.

A Vila, também, é o espaço onde pacientes do RespirAR realizam o processo de reabilitação contra as sequelas da Covid-19. Além de oferecer ao público geral atividades de caminhada orientada, de segunda a sexta-feira; aulas de ritmos e funcional, de segunda às quartas-feiras.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade