Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Conheça oito brincadeiras que fizeram sucesso em Manaus

Captura-de-Tela-2021-04-16-as-18.16.45
Em tempos de redes sociais, celulares modernos e games de última geração, muitas crianças acabam se privando de brincar com os amigos. Se você conhece essas brincadeiras, manja esconde, gemerson, queimada, peteca e cabo de guerra, fique tranquilo, isso significa que curtiu bem sua infância. Mas não se preocupe, o Portal Amazônia, preparou uma lista com brincadeiras que já foram sucesso entre a criançada. Confira:
 
Pular corda
 
"Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores ponham a mão no chão...", quem lembra dessa música? Geralmente, ao pular corda os participantes precisam cantar uma música e fazer tudo o que a mesma pede. É a brincadeira ideal para desafiar os amigos.


Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia
 
Amarelinha
 
Uma das brincadeiras clássicas, a amarelinha, é diversão garantida. Os participantes precisam desenhar, com giz, pedaço de carvão ou resto de tijolo, casas numeradas que levam até o céu. 


Foto: Reprodução/Getty Images

Queimada
 
Queimada exigia dos participantes uma ótima coordenação, afinal, era necessário 'queimar' todos os componentes do time adversário. Quando alguém é atingido pela bola é enviado para prisão, e precisa ajudar o time a continuar a brincadeira. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Gemerson
 
 
Outro clássico, o Gemerson, consistia em desenhar no asfalto um quadrado com cinco círculos pequenos. Depois coloca no centro cinco pinchas, conhecida também como tampa de garrafa, então os times devem acertar as tampinhas e começar a brincadeira. O objetivo é desviar da bola e colocar todas as pinchas no lugar.


Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Manja
 
Segundo o professor Sérgio Freire, escritor do livro 'Amazonês', a palavra manja significa 'brincadeira infantil'. Existe uma variação quando se trata da brincadeira, como a manja esconde, manja pega e manja trepa, cada uma com suas regras e objetivos. Quem nunca saiu correndo desesperado pelas ruas do bairro para não ser pego pela 'manja' da vez?
 
Cabo de Guerra 
 
Força e resistência eram ingredientes indispensáveis para quem brincava de cabo de guerra. Com giz ou carvão era delimitado o campo da brincadeira, então no meio da corda era amarrado um pano, após a diversão das equipes a 'guerra começava'. O objetivo era arrastar o time adversário para dentro do seu campo.


Foto: Reprodução/Freepik


Bolinha de Gude

Uma das brincadeiras que destruiu amizades. O objetivo era acertar o máximo de bolinhas de gude ou petecas de seus amigos.


Foto: Reprodução/Pinterest


Tacobol

O tacobol era sucesso entre as crianças. O objetivo era lançar a bola e derrubar uma lata ou garrafa pet do time adversário. Os tacos são usados para desviar a bola, a dupla que rebater deve cruzar os tacos. 

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários: 4

Carlos JR em Quarta, 11 Novembro 2020 17:12

Nos como pais deviríamos incentivar nossos filhos a essas maravilhosas brincadeiras. muito boa a publicação, parabéns

Nos como pais deviríamos incentivar nossos filhos a essas maravilhosas brincadeiras. muito boa a publicação, parabéns
Pedro em Quinta, 28 Abril 2022 18:21

É verdade eu que sou criança gosto de brincar não fico no celular eu uso o do meu PAI

É verdade eu que sou criança gosto de brincar não fico no celular eu uso o do meu PAI
henriq em Terça, 19 Abril 2022 21:22

vlw ae aju dou dms no meu trabalho de ed fisica

vlw ae aju dou dms no meu trabalho de ed fisica
Andréia em Quinta, 03 Novembro 2022 12:06

Muito divertido essas brincadeiras

Muito divertido essas brincadeiras
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/