Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

'Manaus na História': confira 10 momentos icônicos resgatados por colecionador

Ao longo dos anos, Manaus, no Amazonas, transformou-se e evoluiu em todos os sentidos. Nem de longe lembra a pacata Vila de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro. Infelizmente, parte desse patrimônio histórico foi perdido com a ação do tempo.

Visando resgatar parte desta cultura, o amazonense Eliton Reis Lira decidiu criar a página 'Manaus na História'. No espaço, vídeos e fotos relembram uma Manaus que chega a deixar saudades nos mais nostálgicos.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Atualmente, a página possui conta em todas redes sociais e divulga materiais contando a história da cidade. O destaque fica para o Tik Tok, onde soma 77,6 mil seguidores e mais de 500 mil curtidas. Já o Instagram, conta o total de 63,8 mil seguidores.

De acordo com Eliton, a ideia de lançar uma página sobre a história de Manaus surgiu durante a pandemia, com base em sua coleção. 

"As postagens iniciaram no mês de outubro de 2020. Eu tinha um acervo grande, tanto de fotos, vídeos e áudios. Por isso, decidi que o material merecia ser compartilhado", 

contou ao Portal Amazônia.

Fatos históricos

Os internautas que acompanham as divulgações, encontram informações sobre os mais diversos períodos de Manaus, inclusive plantas e mapas das primeiras fases da capital amazonense. Outro ponto de destaque fica para vídeos de momentos importantes, como por exemplo, a visita do Papa João Paulo II, em 1980, e também a restauração do Teatro Amazonas, em 1974.

"Sempre fui um colecionador de fotos antigas, tanto de Manaus como da história em geral. Me fascina muito a ideia de andar por um local que sofreu várias modificações ao longo do tempo, ainda mais numa cidade rica em história e que poucas pessoas conhecem",

destacou Eliton.

Eliton também destaca qual mudança em Manaus mais o surpreendeu: "O que mais me impressionou foi a modificação feita na Avenida Eduardo Ribeiro, que inicialmente possuía um igarapé. Com o passar dos anos, a área recebeu obras importantes como o Teatro Amazonas e a parte do centro comercial", contou.

Leia também: Galerias Subterrâneas de Manaus: a realidade do aterramento de igarapés

Repercussão

A repercussão das postagens tem sido positiva por parte dos internautas, segundo Eliton. Para ele, as pessoas querem conhecer mais sobre o passado de Manaus, principalmente quando se trata da evolução estrutural e social da capital amazonense, que passou de uma simples vila para uma das cidades mais importantes do Norte. 

E ele faz o trabalho sozinho: cuida da edição, texto e pesquisa. "Quando faço algum trabalho externo para fotografar a Manaus atual para questão de comparação, eu conto com ajuda de um colega que leva uma câmera adicional para obter mais ângulos diferentes", comentou.

Ele informou ainda que mantém uma boa relação com outros administradores de páginas sobre a história de Manaus, como a Gisella Vieira (Manaus de Antigamente), Roger Peres (Manaus Sorriso), Fábio Augusto (História Inteligente), além do pesquisador Ed Lincon. "O trabalho deles nas redes sociais foi uma inspiração para mim, então, eu sempre tiro dúvidas ou troco ideias com eles", revelou.

Atualmente, Eliton trabalha como técnico de enfermagem em um hospital particular de Manaus, porém a sua paixão pela história o fará seguir novos rumos. 

"Pretendo entrar no curso de História para dar mais credibilidade para a página e, claro, continuar o trabalho de resgate histórico com mais dedicação e zelo", 

finalizou.

Confira 10 momentos que ganharam destaque com o trabalho de divulgação de Eliton:

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/