Manaus 30º • Nublado
Domingo, 21 Abril 2024

Conheça a cunhã-poranga do Boi Garantido que está no BBB 24

isabelle-nogueira-foto-michael-dantas-sec-am

Cultura amazônica no horário nobre da rede nacional? A possibilidade não é distante.

A manauara Isabelle Nogueira, de 31 anos, conhecida, dentre outros fatores, por ser a cunhã-poranga do Boi Garantido, concorre a uma vaga no Big Brother Brasil 2024, um dos maiores realitys shows a nível nacional, transmitido em grande parte da região Norte pela Rede Amazônica, afiliada Globo.

Foto: Michael Dantas/SEC

Histórico

Nascida em Manaus, Isabelle Adriana Nogueira tem 30 anos, é formada em Letras com habilitação em espanhol e pós-graduada em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior mas atualmente é dançarina, modelo e influenciadora digital.

Como modelo, já participou de alguns concursos: foi Miss Manaus em 2013, Miss Amazonas Globo, em 2016, e Rainha do Peladão, em 2018.

Representando a cultura amazônica 

Desde 2018, ganhou notoriedade no cargo de "cunhã-poranga" do Boi Garantido, no Festival Folclórico de Parintins, que é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas.

Em tupi-guarani, "cunhã-poranga" significa mulher bonita. No festival, a mulher que representa esse item é uma dançarina de boi-bumbá que se veste como guerreira indígena e faz performances na arena, exibindo a força e a beleza da mulher da floresta.

A cunhã-poranga é um dos 21 itens avaliados durante as três noites de apresentações, divididos entre coletivos e individuais.

Leia também: Conheça os 21 itens avaliados nas apresentações do Festival Folclórico de Parintins

Representatividade

Isabelle é a primeira representante do Amazonas desde o BBB 18, quando Vivian Amorim se destacou no reality e ficou em segundo lugar na competição.

A atual cunhã do Garantido participa de uma nova dinâmica do programa que contará com a votação do público para a entrada de dois novos participantes no elenco definitivo do reality. O resultado acontece hoje. 

Curiosidade

Além de divulgar a cultura amazônica para fora através das redes sociais, Isabelle possui um papagaio e uma arara, que não vivem com ela. Ambos fazem parte de um programa de reabilitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a cunhã-poranga os visita com frequência.

Assista trecho de um episódio onde Isabelle participa do podcast PodRolar, que tem parceria com o Amazonsat.

 
Veja alguns dos memes que repercutiram sobre a possível entrada de Isabelle no reality:


Veja mais notícias sobre NotíciasAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 21 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/