Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Agosto 2022

Conheça os 21 itens avaliados nas apresentações do Festival Folclórico de Parintins

21-itens-festival-folclorico-02-1

O Festival Folclórico de Parintins, realizado tradicionalmente no mês de junho, no Amazonas, movimenta as redes sociais, mas também um grande número de visitante para a "Ilha da Magia". A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e acontece desde 1965 no município de Parintins, distante 369 km de Manaus.

O evento é uma disputa entre os bumbás Garantido e Caprichoso, que contam lendas e histórias do imaginário amazônico. Quando a competição finaliza, um dos bois é escolhido como campeão do Festival anualmente. A apuração dos pontos e o anúncio do boi vencedor são sempre divulgados na segunda-feira após as apresentações, que acontecem durante três dias no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes. Centro esse que é mais conhecido como 'Bumbódromo', uma arena que possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas.

Mas você sabe todos os itens que são avaliados para se escolher ao campeão?

Foto: Reprodução/AmazonasTur

Cada ano os bois escolhem temas para desenvolver suas apresentações. Em 2022, por exemplo, o boi Caprichoso escolheu o tema 'Amazônia, nossa luta em poesia' e o boi Garantido escolheu 'Amazônia do povo vermelho'. 

As apresentações são divididas em três noites seguidas e cada competidor deve se apresentar no mínimo 2 horas e no máximo 2 horas e meia durante cada noite. A equipe que não cumprir este tempo estabelecido, é punida com perda de pontuação.

A comissão de jurados é formada por nove pessoas, geralmente com conhecimento em antropologia e folclore. As notas são dadas para 21 itens individuais e coletivos. Eles não possuem uma ordem predeterminada de apresentação, com exceção dos itens 'apresentador', 'levantador de toadas' e 'marujada ou batucada'.

Os itens são divididos em três blocos:

'A - Comum/Musical';

'B - Cênico/Coreográfico';

'C - Artístico'.

Confira:

Veja mais notícias sobre CulturaAmazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/