O Festival Folclórico de Parintins, realizado tradicionalmente no mês de junho, no Amazonas, movimenta as redes sociais, mas também um grande número de visitante para a “Ilha da Magia”. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e acontece desde 1965 no município de Parintins, distante 369 km de Manaus.
O evento é uma disputa entre os bumbás Garantido e Caprichoso, que contam lendas e histórias do imaginário amazônico. Quando a competição finaliza, um dos bois é escolhido como campeão do Festival anualmente. A apuração dos pontos e o anúncio do boi vencedor são sempre divulgados na segunda-feira após as apresentações, que acontecem durante três dias no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes. Centro esse que é mais conhecido como ‘Bumbódromo’, uma arena que possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas.
Mas você sabe todos os itens que são avaliados para se escolher ao campeão?
Cada ano os bois escolhem temas para desenvolver suas apresentações. Em 2022, por exemplo, o boi Caprichoso escolheu o tema ‘Amazônia, nossa luta em poesia’ e o boi Garantido escolheu ‘Amazônia do povo vermelho’.
As apresentações são divididas em três noites seguidas e cada competidor deve se apresentar no mínimo 2 horas e no máximo 2 horas e meia durante cada noite. A equipe que não cumprir este tempo estabelecido, é punida com perda de pontuação.
A comissão de jurados é formada por nove pessoas, geralmente com conhecimento em antropologia e folclore. As notas são dadas para 21 itens individuais e coletivos. Eles não possuem uma ordem predeterminada de apresentação, com exceção dos itens ‘apresentador’, ‘levantador de toadas’ e ‘marujada ou batucada’.
Os itens são divididos em três blocos:
‘A – Comum/Musical’;
‘B – Cênico/Coreográfico’;
‘C – Artístico’.