Portel vai receber a primeira etapa dos Jogos Abertos do Pará

O município de Portel, na região do Marajó, vai sediar a primeira regional dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) de 2017. A etapa irá ocorrer no período de 24 a 28 de maio, com o envolvimento dos 16 municípios da região, e deve reunir cerca de mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. A 10ª edição do Joapa contará com oito etapas regionais e uma etapa estadual. As prefeituras poderão se inscrever até o próximo dia 12, por meio de formulário online disponível no site da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que realiza o evento.

Para João Carmo, coordenador-geral dos Jogos, o evento visa incentivar a prática esportiva em todo o Pará, além de fortalecer a cultura de cada região. “O esporte possui um lado social muito forte e durante o Joapa trabalhamos valores como a cooperação, tolerância e respeito, ao colocar indivíduos e comunidades lado a lado, diminuindo as diferenças étnicas e culturais”, finalizou.

Foto: Divulgação/Agência Pará
A fase marajoara se caracteriza por ser a etapa que reúne mais atletas nascidos na própria região. Esta será a segunda vez que Portel irá sediar uma etapa.

Em 2015, o Joapa foi realizado com a participação de delegações de 74 municípios e de 4.646 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Nessa edição, o torneio teve fases regionais realizadas de junho a setembro em oito cidades-polo. Barcarena foi sede da etapa do Baixo Tocantins, Santarém recebeu a etapa do Baixo Amazonas, Marabá sediou a etapa do Araguaia, Portel a etapa do Marajó, Marituba acolheu a etapa do Nordeste 1, Paragominas a etapa do Sudeste, Itaituba a do Sudoeste e Castanhal a etapa do Nordeste 2.

Inscrição
As prefeituras poderão inscrever equipes, nas categorias masculino e feminino, em seis modalidades: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, futebol de areia e tênis de mesa. O formulário online está disponível no site da Seel até o próximo dia 12 de maio. Para participar, o atleta precisa ter no mínimo 18 anos e possuir vínculo com o município.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisas revelam benefícios do uso de Ayahuasca em tratamentos terapêuticos

O psicoativo demonstrou eficácia no controle de ansiedade e depressão e melhora no quadro de pacientes em tratamento de abuso de drogas, porém ainda são necessários mais testes para determinar o potencial terapêutico da Ayahuasca.

Leia também

Publicidade