Jogador de Macapá quer jogar Copa do Mundo pelo Japão

MACAPÁ – A cidade de Macapá completa 258 anos nesta quinta-feira (4). Do outro lado do mundo, um atacante macapaense está fazendo sucesso no Oriente: Patric, jogador do clube japonês Gamba Osaka. Pelo time asiático, Patric foi campeão japonês em 2014 e da Copa do Imperador neste ano – curiosamente, foi dele o primeiro gol do futebol mundial em 2016. Com três anos de Japão, ele precisa de apenas mais dois anos para obter a cidadania japonesa. E o macapaense vai além: quer disputar uma Copa do Mundo pelo país nipônico.
Ídolo no Oriente, amapaense Patric marcou 12 gols na última edição do Campeonato Japonês. Foto: Reprodução/Gamba Osaka
Patric esteve em Macapá nas férias de janeiro para rever a família e até participou de um evento beneficente. Apesar do prestígio, o macapaense não teve uma vida nada fácil na terra natal. Ele precisou trabalhar como lavador de carros durante seis anos antes de se tornar um jogador profissional.
“Tinha vezes que eu saía 22h do colégio e ia direto pro lava jato. Eu lavava carro pela madrugada e só parava às 8h, pra depois ir treinar. Mas nunca desisti dos meus sonhos e hoje vejo a recompensa do meu sofrimento no passado”, relembrou Patric à reportagem do Portal Amazônia.
Patric nunca jogou profissionalmente em Macapá, mas relata as dificuldades que um jogador da capital amapaense sofre para sonhar com uma carreira no futebol. “Em nosso Estado, o futebol já não é muito visto, e tem aquela desconfiança de que não tem jogador bom. Então isso dificulta muito para um jogador chegar ao profissional”, opinou.
Desconhecido no cenário nacional, Patric rodou diversos clubes do Brasil antes de se aventurar na Ásia. Em 2011, por exemplo, ele teve uma passagem apagada pelo Vasco da Gama. A primeira experiência no Japão foi em 2013, pelo Kawasaki Frontale.Sucesso no Oriente
Mas foi no Gamba Osaka que Patric se consagrou no futebol japonês. Ele chegou ao clube em 2014 e, desde então, já conquistou cinco títulos e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Japonês em 2014, ano em que o Gamba foi campeão.
O título mais recente de Patric é o da Copa do Imperador, que teve a final disputada no primeiro dia de 2016. O macapaense marcou os dois gols da vitória e, de quebra, fez o primeiro gol do futebol mundial no ano. “Nada melhor que iniciar o ano sendo campeão e sendo o primeiro jogador a fazer gol. Mas na minha vida eu quero sempre mais, não me acomodo”.
Patric fez os dois gols do título mais recente do Gamba Osaka. Foto: Reprodução/Gamba Osaka
Tantos gols e títulos já fazem de Patric um ídolo no futebol japonês. “Minha relação com a torcida é maravilhosa. Por onde ando em Osaka, torcedores vêm tirar foto comigo, pedem autógrafo. Não só torcedor do Gamba Osaka, torcedores de outros times também, que gostam do meu futebol e da minha pessoa. Me sinto feliz com esse reconhecimento”, comemora.Adaptado
A diferença entre morar em Osaka e Macapá – ou qualquer outra cidade do Brasil – é brutal, especialmente na parte de segurança. “Em Osaka eu deixo minha casa aberta. Vou ao restaurante, deixo o vidro do carro aberto e ninguém mexe. No Brasil, infelizmente não é assim”, relata Patric.
É por essas e outras que Patric se sente em casa no Japão, especialmente por ter se adaptado a cultura e ao futebol nipônico. “Quando cheguei eu achei tudo estranho. A língua, o futebol muito rápido, as comidas. Aquilo era tudo diferente, mas hoje estou adaptado. Já consigo entender a língua deles, saio de carro sozinho, vou aos restaurantes. Minha esposa também sai sozinha e meu filho está no colégio japonês e já fala algumas palavras”.Copa da Rússia
Tamanho carinho pelo Japão faz com que o macapaense sonhe em disputar uma Copa do Mundo pela seleção asiática. E o sonho está muito próximo. Patric precisa de apenas mais dois anos para obter a cidadania japonesa. “Tenho sonho de me naturalizar japonês porque sei que tenho uma chance de disputar uma Copa do Mundo. É um país que me acolheu de braços abertos, onde sou querido por todos, seria uma honra defender as cores do Japão. Sei que não é fácil, mas também não é impossível. Vou continuar trabalhando para ter essa oportunidade no futuro”, projetou.Desta forma, até 2018, Patric estaria elegível para defender o Japão em uma eventual participação na Copa da Rússia. No dia do aniversário de Macapá, a cidade pode sonhar em ver um ‘filho da terra’ disputando o maior torneio de futebol do planeta. Nem que seja sem as cores da seleção brasileira.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Curcuma zerumbet: planta exótica encontrada na Amazônia tem potencial terapêutico, culinário e ornamental

Pesquisador explica que a planta possui componentes fitoquímicos com forte atividade antioxidante, o que pode contribuir para tratamentos de doenças crônicas.

Leia também

Publicidade