MANAUS – Cinco times da Amazônia estão classificados para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior: Desportiva Paraense, Paysandu, São Raimundo-RR, Sampaio Corrêa e Rondonópolis. Esta é a primeira vez na história que a região amazônica classifica mais de um time para o mata-mata da Copinha.
Paysandu comemora classificação para segunda fase da Copa SP. Foto: Reprodução/Paysandu SC
Paysandu comemora classificação para segunda fase da Copa SP. Foto: Reprodução/Paysandu SC
A melhor campanha dos times da região foi do Sampaio Corrêa. O time do Maranhão venceu o Estanciano (SE) por 1 a 0 e carimbou a liderança do Grupo 25, que tinha a presença do Palmeiras. O gol da classificação foi marcado por Sávio, que entrou no segundo tempo. Na próxima fase, o Sampaio encara o Santo André neste domingo (10), às 9h (horário de São Luís), em Guarulhos.
A surpresa ficou por conta da Desportiva Paraense. Precisando de uma vitória contra a tradicional equipe do Atlético Mineiro, o time do Pará não tomou conta dos mineiros e venceu por 3 a 0, garantindo a liderança do Grupo 22. Douglas Santos, Marco Antônio e Leandro fizeram os gols da vitória do time de Marituba. Com apenas 17 anos, o habilidoso Douglas foi o destaque do jogo. A Desportiva enfrenta o Bahia – que joga a Copinha com um time juvenil – neste domingo, às 10h (horário de Belém), com transmissão da Rede Vida.
Outra grata surpresa é o São Raimundo de Roraima. Após empatar com o Vasco na rodada anterior – os roraimenses tomaram o gol de empate aos 44 do segundo tempo -, o time venceu o Guaicurus (MS) por 1 a 0 e conquistou a primeira classificação de um time de Roraima em toda a história do torneio. O zagueiro Sérgio Vinícius fez o gol que garantiu a façanha. O ‘Mundão’ encara o Juventus-SP na fase seguinte no domingo, às 14h (horário de Boa Vista).
Na bacia das almas, o Paysandu também garantiu sua vaga no mata-mata. O Papão venceu o Náutico por 2 a 0, com gols de Romário e Carlos Neto, e ficou com a segunda colocação do Grupo 12. No entanto, o time paraense enfrenta um dos favoritos ao título na próxima fase: o Corinthians, time do volante paraense Ameixa, ex-Remo. Paysandu e Corinthians jogam neste sábado (9), às 18h45 (horário de Belém), com transmissão em rede nacional pela TV fechada.
Por fim, quem também garantiu classificação foi o Rondonópolis. Curiosamente, o time de Mato Grosso havia sido o último da Amazônia a avançar à segunda fase, em 2012, quando revelou o meia Valdívia – hoje no Internacional. Nesta edição, o time mato-grossense venceu o Altos-PI por 2 a 1 e avançou como vice-líder do Grupo 19. O time agora enfrenta o São Bernardo – que venceu todos os seus jogos na fase inicial – no domingo, às 10h (horário de Brasília).Outros deram adeus
A última rodada da fase de grupos também marcou a eliminação de times da Amazônia. O Fast Clube (Amazonas) só precisava de um empate para avançar, mas acabou derrotado pelo XV de Piracicaba por 1 a 0. Já o Galvez (Acre) até saiu na frente no jogo contra o ABC-RN, mas acabou empatando em 2 a 2 e perdeu a chance de avançar de fase.