Ópera em Rede 2025. Foto: acervo do projeto
Em 2025, o Teatro Amazonas mergulhou no universo da música lírica na 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera. E a segunda edição do projeto Ópera em Rede, realizado pela Fundação Rede Amazônica, buscou democratizar o acesso a música e gerar visibilidade para a cultura amazônica.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Com uma proposta ousada e inclusiva, o projeto levou apresentações e ações educativas a estudantes da rede pública e comunidades de Manaus, aproximando o universo da ópera a um novo público.
Entre as principais ações realizadas nesta edição estão: Desafio Ópera em Rede, Ópera nas escolas, Minha Primeira Ópera e ainda ocorreu a transmissão ao vivo da ópera ‘As bodas de Fígaro’, de Mozart. Veja alguns dos melhores momentos:
Leia também: Minha Primeira Ópera: experiência emociona participantes de projeto cultural com espetáculo no Teatro Amazonas
Ópera nas escolas
A Escola de Tempo Integral Zilda Arns Neumann, localizada em Manaus (AM), foi palco da primeira ação do projeto. Com pocket shows de trechos de óperas famosas e minipalestras explicativas sobre esse estilo musical, os alunos ficaram encantados, muitos dos quais nunca haviam tido contato com esse tipo de espetáculo.
A quadra poliesportiva da escola foi transformada para receber a programação, enquanto na área externa, os estudantes puderam conhecer figurinos utilizados no Festival Amazonas de Ópera (FAO) e aproveitar espaços interativos e “instagramáveis”.
Saiba mais: ‘Ópera nas Escolas’ leva arte e encantamento a estudantes da rede pública em Manaus





Minha primeira ópera
Realizada no dia 12 de maio, a iniciativa ‘Minha Primeira Ópera‘ proporcionou a “estreia” de muitos manauaras no Teatro Amazonas, com a apresentação de dois atos do clássico ‘As Bodas de Fígaro’, de Mozart.
A diretora Lidiane Lozana levou 250 estudantes ao teatro. “Muitos pais e alunos nunca viveram isso. Houve uma grande mobilização para que tudo acontecesse. É um aprendizado que eles vão levar para a vida toda”, disse.





Saiba mais: Veja quem são os vencedores do Desafio da Ópera, promovido pela Fundação Rede Amazônica
Desafio
A iniciativa convida participantes a produzirem vídeos originais interpretando trechos de óperas, com premiações para os melhores colocados.
Os três vídeos mais bem avaliados serão premiados com vouchers e ingressos para o 26º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que será realizado no Teatro Amazonas.



Saiba mais: Galeria: Veja os bastidores da produção de figurino para o FAO 2025
Bastidores
Apesar de essencial, a música não é o único elemento que integra uma ópera. Na 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), componentes como a cenografia, visagismo e o figurino fazem parte da ambientação.
A responsável por assinar os figurinos do festival, conhecido internacionalmente e apreciado por fãs e críticos de ópera, é a amazonense Melissa Maia, que atua há 15 anos como figurinista. Confira alguns momentos do processo de organização dos figurinos.





Saiba mais: ‘As bodas de Fígaro’: ópera encerra festival amazonense e conquista novo público
As bodas de Fígaro
A ópera ‘As bodas de Fígaro’, idealizada por Wolfgang Amadeus Mozart, em 1786, encerra as apresentações do festival este ano, no Teatro Amazonas. Criada com libreto de Lorenzo da Ponte, a obra se baseia na peça de teatro de mesmo nome de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais. Estreou em Viena, na Itália, mas se ambienta em Sevilha, na Espanha.





Ópera em Rede
O Ópera em Rede é um projeto que tem como objetivos democratizar o acesso à música lírica e a valorização da cultura amazônica, realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), com o apoio de: Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), Governo do Amazonas e Amazônica Net.